Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Cidades

Governo promete ‘super internet’ com implantação de fibra óptica em MS

Todos os 79 municípios do Estado devem receber a tecnologia

15 agosto 2018 - 18h10Por Amanda Amaral

Mato Grosso do Sul deve ter melhora na conexão de internet, através de Parceria Público Privada (PPP) para a instalação de cabos de fibra óptica. A garantia é do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que planeja interligar todos os 79 municípios do Estado.

Em agenda na Governadoria, nesta quarta-feira (15), o chefe do executivo estadual declarou que a iniciativa é estudada desde o início de 2018. Não há, ainda, definições sobre custos da implantação da nova tecnologia.

“Nos próximos meses devemos fazer chamamento público, um edital, para que seja apresentada a modelagem do programa e ver como isso vai ser posto para a sociedade”, explica Azambuja.

Por ser feita com um material bem fino, essa conexão tem uma capacidade maior de transmissão, ou seja, é possível que várias linhas de dados utilizem o mesmo cabo, conforme a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Também, diminui as quedas de sinal.

Conforme o último estudo da agência, 77,2% dos municípios de Mato Grosso do Sul dispõem de infraestrutura de transporte de alta capacidade para a prestação de serviços de telecomunicações com tecnologia de fibra óptica. Contudo, a maior parte ainda não possui serviço de transmissão.