TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
TCE MARÇO DE 2024
Cidades

Grupo no Facebook estimula doações de sangue e contabiliza milhares de vidas salvas em MS

Página completou um ano de atuação com 4.476 seguidores

24 fevereiro 2018 - 18h07Por Thiago de Souza

Com a informação de que uma doação de sangue salva até quatro vidas, cinco voluntários criaram o grupo no Facebook 'Vamos Doar?', onde pedem doações de sangue para quem precisa. A iniciativa tem dado certo e, em um dos casos, uma pessoa recebeu doação de 98 bolsas de sangue.

Isabela Santos Garcia, 19 anos, diz que a iniciativa surgiu de uma amiga, Shirley Moura, 19 anos, quando soube que o Hemocentro de Dourados tinha apenas seis bolsas de sangue para abastecer a cidade e municípios adjacentes, que formam a Grande Dourados.

Na página, as postagens vêm com a foto e todos os dados necessários para que o doador vá até um local e faça a retirada do sangue. A última publicação é de uma paciente com leucemia no Hospital da Cassems, em Campo Grande: Bruna Natiely da Silva Soares Fernandes, que tem sangue O+. O post teve ao menos 274 compartilhamentos.  

Postagem faz apelo por paciente de leucemia. (Foto: Reprodução - Facebook)

Porém, os administradores apostam na conscientização do público sobre a importância da doação de sangue. ''A falta de informação é o maior responsável pela pouca quantidade de doações'', constatou Isabela.

''Queremos conscientizar, quebrar os tabus e mitos que existem sobre o assunto'', relatou Isabela. Uma das postagens diz: 'Doar Sangue Dói? Só um pouquinho! Mas tem tantas coisas no dia a dia que dói mais e não salvam vidas''. A foto dá exemplos como depilação, tatuagem e até uma mensagem em rede social não respondida pelo 'crush'.

Post esclarece tabus sobre doação de sangue. (Foto: Reprodução Facebook)

Outro ponto destacado pela voluntária é o fato dos membros manterem contato direto com a administração do Hemocentro de Dourados.

A importância do trabalho grupo 'Vamos Doar?' se dá, diz Isabela, pelo fato das pessoas só se conscientizarem a respeito do problema quando precisam de sangue.

''Acho que precisamos continuar com nossa campanha, pois as pessoas precisam de motivação para doar'', afirma a internauta.

As postagens não são restritas à grande Dourados, explica a administradora. Ela diz que a publicação pode ser de qualquer região do Estado e informa onde fica o hemocentro onde a doação precisa ser feita.

Os membros do 'Vamos Doar?' são Isabela Santos Garcia, Laura Marinho, Gabriel Beé, Luiz Burilli, Shirley Moura e Paulo José Budny.  

Então, vamos doar?