A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

17/07/2018 10:28

A+ A-

Habilitada há 10 anos, dona de casa enfrenta medo de dirigir e troca bicicleta por carro em MS

Ela é uma das participantes do Programa 'Vencendo o Medo de Dirigir', realizado pelo Detran

Os participantes do Programa “Vencendo o Medo de Dirigir”, realizado pelo setor de Divisão de Educação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), se reuniram nesta segunda-feira (16), para sua última palestra sobre legislação de trânsito, atualização da CNH digital, as normas de condutas, regras de circulação, prevenção de acidentes entre outros.  

O diretor presidente do Detran- MS, Roberto Hashioka, fomenta sobre a importância do programa “é fundamental a participação do Detran para que os condutores se tornem mais confiantes, seguros e não tenham bloqueios para conduzirem seus veículos” encerra. 

O programa que iniciou com 208 participantes na primeira etapa e agora conta com 90 participantes aptos pelas psicoterapias realizadas nos últimos meses, tem o intuito proporcionar aos candidatos que apresentam a síndrome do medo para dirigir, um programa educativo, terapêutico e de auto-ajuda, comenta a gestora de atividades gerais e diretora em exercício de Educação de Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho.  

A Diretora explica ainda é comum que os motoristas mais experientes queiram dar palpites sobre o jeito de dirigir dos novatos. “Para alguns, as dicas podem até ser úteis, mas para outros, podem ter o efeito contrário, que é o caso de vários participantes presentes no curso”, encerra.  

Entre tantas histórias inspiradoras, o caso da Maria Delzuita, 55 anos chamou atenção das colegas. Habilitada na categoria A e B há mais de 10 anos, ela não dirigia em momento algum, pelo contrário, para comparecer aos encontros na Sede do Detran e na UCDB, enfrentou o calor do sol de bicicleta.  

“Quando fui tirar minha habilitação, ninguém acreditava que eu era capaz, me colocavam medo, então sempre tive receio em dirigir e me envolver em algum acidente, mas como meu marido ainda não sabe que estou fazendo as aulas, venho de bicicleta lá do Guanandizão” explica.  

A motivação da Maria ao entrar no programa era poder trocar a bicicleta pelo carro estacionado em sua garagem, o que não é mais um sonho, pois mesmo antes de encerrar o programa, já está dirigindo pelas ruas da Capital. “Estou começando aos poucos, vou a lugares próximos de casa, mas chega um momento da nossa vida que se torna necessidade ter um meio de locomoção, principalmente agora que tenho familiares para ajudar. Valeu muito à pena participar” conclui.  

“Quando iniciei no programa e percebi a dedicação da Maria em aprender, percebi que estava no local certo. Ainda não tenho carteira de habilitação, mas senti a necessidade de passar pelo curso antes de iniciar, para romper alguns traumas, como dirigir em meio a tantos carros” completa a participante, Célia Gomes, 37 anos.  

A responsável pela elaboração, implantação e continuidade do programa, Professora Inês Esteves, Chefe da Divisão de Educação do Detran-MS, explica que “O medo de dirigir interfere muito na rotina diária das pessoas, especialmente por dificultar ou impossibilitar o seu direito de ir e vir. Por isso abraçamos a ideia e desenvolvemos este programa com tanta dedicação”, completa.  

O encerramento acontecerá na terça-feira (24), às 8h, na Escola Estadual 26 de agosto, localizado na Rua Rui Barbosa, 4580, com a aula prática, intitulada como “quebra-gelo”, onde os instrutores de trânsito acompanharam os alunos para confirmarem se estão preparados para conduzirem o veículo.  

Para saber mais sobre o programa entrar em contato pelo (67) 3368-0169 ou por e-mail: diedu@detran.ms.gov.br

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024