A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

há 7 anos

A+ A-

Jornada de plantão dos agentes penitenciários será investigada pelo MPE

Categoria luta por melhores condições de trabalho há anos

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito civil para investigar possíveis irregularidades na jornada de plantão dos servidores da Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). O processo foi publicado nesta sexta-feira (31), no diário oficial do órgão.

As denúncias que serão apuradas pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, foram colocadas em sigilo, no entanto, o Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul) relata as más condições de trabalho dos agentes penitenciários há anos.

Em abril do ano passado, seis agentes penitenciários do Presídio de Segurança Máxima da Capital chegaram a ser envenenados durante o expediente, já que o café dos servidores era realizado pelos próprios presos. Na época, a perícia encontrou substância utilizada para matar rato na bebida dos agentes.

Foto: Geovanni Gomes/Arquivo

A pressão aumentou durante a guerra entre facções, iniciada após a morte do narcotraficante Jorge Rafaat. Com rebeliões em diversos presídios do país e muitas mortes de detentos, diversos mandantes dos crimes foram identificados nas celas de Mato Grosso do Sul, com a transferência de alguns líderes do crime organizado para outras regiões do país.

Entre os problemas enfrentados pelos agentes, está a superlotação dos presídios, o tamanho do efetivo reduzido e o salário insatisfatório considerando a periculosidade do serviço. Por diversas vezes, os servidores chegaram a cruzar os braços por melhores condições de trabalho e reajustes salariais.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024