PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

07/11/2017 18:10

A+ A-

MPE entra na briga e vai investigar falta de medicamentos indispensáveis na Casa da Saúde

Fármacos deveriam estar disponíveis através do programa de assistência ligado à Secretaria de Saúde de MS

A 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública em Campo Grande instaurou Inquérito Civil para apurar a suposta falta de medicamentos de fornecimento obrigatório pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul. A investigação será conduzida pela Promotora de Justiça Filomena Aparecida Fluminham.

Os itens teriam sido dispensados pela Casa da Saúde (Farmácia do Componente Especializado - CAFE), que funciona como uma farmácia especializada, ligada à SES (Secretaria Estadual de Saúde), e há meses beneficiados se queixam da situação. Alguns desses medicamentos são para pacientes diabéticos, pessoas com sistema imunológico deficiente ou com disfunções hormonais. Em julho, o TopMídiaNews denunciou a falta de Calcigex e Noripurum, utilizados por pacientes que precisam realizar hemodiálise

A assistência farmacêutica pela Casa da Saúde foi regulamentado pela em de 26 de novembro de 2009 e, desde então, tem se consolidado como uma importante estratégia para a garantia do acesso a medicamentos no SUS. Sua principal característica é a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso para todas as doenças contempladas no CAFE.

Para atendimento integral das doenças do CAFE, é necessária uma interação entre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e a Relação Nacional de Serviços e Ações de Saúde (RENASES). Os medicamentos e outras tecnologias em saúde necessária para garantir a integralidade são definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) por meio das diferentes linhas de cuidado.

Considerando os medicamentos de três grupos principais, atualmente, o programa é composto por 198 fármacos em 387 apresentações farmacêuticas indicados para o tratamento das diferentes fases evolutivas das doenças contempladas.

Confira aqui a lista de todos os medicamentos que devem ser fornecidos pela Casa da Saúde em Mato Grosso do Sul. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024