A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

06/03/2018 19:00

A+ A-

Médicos denunciam Santa Casa por redução de plantonistas e apontam 'situação de caos'

Hospital nega ocorrido e diz que há profissionais suficientes na área vermelha

A Amesc (Associação dos Médicos da Santa Casa) denunciou o hospital ao Conselho Regional de Medicina por falta de médicos plantonistas na unidade. No dia 1º desse mês, diz a entidade, havia somente um médico para atender 14 pacientes graves. A Santa Casa nega.

A redução no número de médicos, segundo a Amesc seria 'intencional' e contraria resolução nº 2044/14 do CRM. Além disso, diz a reclamação, cerca de 40 profissionais teriam sido demitidos do hospital desde o início do ano.

Ainda conforme protocolado no CRM, além da ausência de profissionais, faltavam leitos e equipamentos respiradores. Por conta disso, no dia 1º foi necessário utilizar o 'ambu' (respirador manual) para salvar pacientes.  

Santa Casa nega falta de profissionais na urgência da unidade. (Foto: André de Abreu/TopMídiaNews)

Inverdades

Segundo a Santa Casa, no dia citado pela associação, havia quatro médicos (3 plantonistas e um horizontal) para seis leitos com pacientes graves e cinco de internação. Conforme explicado, para pacientes graves, é necessário 1 médico para cuidar de dois leitos, e para os doentes de internação o protocolo é de 1 profissional para dez leitos.

A Santa Casa informou ainda que, na sexta-feira, o Conselho enviou um documento pedindo informações ao hospital. A coordenação do Pronto-Socorro encaminhou a escala de médicos referente ao dia 1º onde aponta profissionais suficientes para o atendimento.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias