Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cidades

MS é apontado como Estado que mais soluciona assassinatos no país

Mais da metade dos crimes de homicídio registrados em MS são solucionados

09 julho 2018 - 11h31Por Dany Nascimento

Mato Grosso do Sul foi apontado como o Estado que mais consegue solucionar casos de homicídios no país. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz, divulgada nesta segunda-feira (9) pela Folha de S. Paulo, MS consegue resolver 52,2% dos casos, enquanto São Paulo resolve apenas 38,6%, Rondônia 24,6%, Espírito Santo 20,1%, Rio de Janeiro 11,8% e o Pará aparece com 4,3%.

A Sejusp (Secretaria de Segurança Pública) acredita que o número só foi possível devido ao investimento no serviço de inteligência policial e integração da categoria, que acontece desde o ano de 2010.

De acordo com a Folha, o trabalho foi iniciado há oito anos pelo delegado e professor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fernando Lopes Nogueira. Ele assumiu as áreas mais violentas da Capital e, na época, reforçou o número de policiais de quatro para 14.

Na época, 70% dos crimes registrados ficavam impunes e o delegado adorou a metodologia utilizada na Colômbia, onde os policiais se infiltravam descaracterizados nos locais do crime. Em 2012, MS teve 93 crimes solucionados dos 98 homicídios ocorridos.

Além disso, MS aparece como o 5° estado com menor taxa de assassinatos do país e foi apontado como o 3° mais seguro para homens jovens.