Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Cidades

Tratamento contra câncer deve ganhar reforço com três novos aceleradores lineares em MS

Obras para instalação do equipamento para tratamento de câncer começam em maio

18 fevereiro 2018 - 11h20Por Airton Raes

Os Hospitais de Mato Grosso do Sul irão receber três aceleradores lineares, utilizados no tratamento de radioterapia contra o câncer. O processo do envio das máquinas pelo Ministério da Saúde acontece desde a época da Operação Sangue Frio em 2013, quando a polícia Federal desarticulou a “máfia do câncer”.

Segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, as obras no Hospital Regional começam em 16 de maio deste ano, com a previsão do início de operação em 09 de agosto de 2019. Como o hospital ainda não disponibiliza o tratamento, será necessário a construção de um novo prédio, com bunker para a proteção da radiação do equipamento.

No Hospital Universitário também começam as obras de instalação do acelerador linear em maio, com previsão de início de operação em março de 2019. O equipamento será instalado no espaço já existente no hospital para o tratamento.

Uma das máquinas seria enviada para o Hospital Evangélico de Dourados. Entretanto, como um acelerador já foi enviado de Goiânia (GO) para o Hospital do Câncer de Dourados, graças às tratativas do governador Reinaldo Azambuja, o Ministério da Saúde excluiu o município e o equipamento será enviado para outro município do interior, que ainda não foi definido.

O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS tem por objetivo reduzir os vazios assistenciais e atender as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS. Em maio 2012, por meio da Portaria nº 931, o Ministério da Saúde estabeleceu os critérios para implantação dessas 80 soluções e em dezembro de 2013 foi firmado um contrato com a empresa Varian Medical Systems para elaborar os projetos de construção dos espaços para instalação dos equipamentos e fornecimento dos aceleradores lineares.