A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

22/11/2017 16:16

A+ A-

Projeto de Extensão da UFMS leva atendimento de saúde para a população indígena

A iniciativa oferece exames de ultrassom, mamografias, eletroencefalograma, além de consultas em diversas especialidades

Uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Governo do Estado levou ao município de Miranda, neste último final de semana, os atendimentos do projeto A Saúde Mais Perto de Você Indígena. A iniciativa é uma conquista conjunta que oferece exames de ultrassom, mamografias, eletroencefalograma, além de consultas em diversas especialidades para a população indígena da região.

No ato de lançamento do projeto o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, ressaltou que um dos objetivos da universidade é promover, por meio do conhecimento cientifico, soluções que melhorem a vida das pessoas.

“Os consultórios Itinerantes oportunizam a aplicação do conhecimento científico na vida das pessoas, melhorando a formação dos estudantes e contribuindo para a melhor do atendimento de saúde. É uma ação inédita para UFMS que temos o orgulho de participar”, disse Turine

Para a ação, a UFMS disponibilizou dois Consultórios Itinerantes de Odontologia e de Oftalmologia totalmente equipados. Essa estrutura de atendimento foi reativada graças a parceria com o Governo do Estado que viabilizou a ida dos consultórios móveis até Miranda.  De acordo com a Vice-Reitora da UFMS, professora Camila Ítavo, esse projeto de atendimento à população indígena é muito importante porque “é movimento que atende ao mesmo tempo os nossos alunos da UFMS, dando-lhes a oportunidade colocar em prática o que aprenderam em sala, e atendendo as crianças e adolescentes das aldeias indígenas”, destaca Camila.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PROAES), professora Ana Rita Barbieri, explica que os consultórios itinerantes que estavam parados desde 2013. A UFMS os recebeu como uma concessão através da adesão aos Programas Saúde na Escola e Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. No entanto, por falta de parcerias regionais os consultórios ficaram parados.

“Desde de fevereiro deste ano, estamos buscando parcerias regionais para levar os consultórios itinerantes até a população. Com o projeto “A Saúde Mais Perto de Você Indígena” nós conseguimos realizar isso. De todos os consultórios itinerantes que os Hospitais Universitários possuem, só a UFMS elaborou um projeto de extensão para atender a população indígena. Os consultórios da UFMS permanecem em Miranda até o mês de março, de 2018 para concluir a tarefa de atender a população indígena das nove aldeias da região. Esperamos atender 1600 crianças e adolescentes”, esclarece Ana Rita.

O superintendente Hospital Universitário Maria Aparecida de Mato Grosso do Sul Pedrossian – HUMAP, Cláudio César da Silva, destaca ainda que a participação da UFMS e do Hospital no projeto reforça a formação dos alunos na área da saúde. “Essa ação de saúde indígena é grande relevância para o HUMAP e UFMS, porque um dos pilares de nossa gestão é valorizar o Hospital Universitário como um espaço de ensino e aprendizagem. Nosso hospital atende a população na área assistencial, mas a grande vocação do HUMAP é ser um espaço de formação, para que possamos entregar a sociedade profissionais de saúde bem preparados. E este projeto, que está sendo realizado nas aldeias, tem justamente a finalidade de auxiliar os estudantes na formação”.

Na ocasião, o governador Reinaldo Azambuja visitou o complexo de atendimentos onde acompanhou os serviços de cada unidade e consultórios. De acordo com o governador, a parceria com outras instituições vem fortalecendo cada vez mais os trabalhos em saúde buscando a melhoria dos atendimentos para a população indígena.

“É um projeto que pretendemos estender para outras regiões e que está se fortalecendo graças à parceria que conseguimos com outras instituições como a Prefeitura, UFMS, DSEI e Funai. É mais uma ação em saúde para uma população que precisa desse cuidado e estamos trabalhando para que fique cada vez melhor”, disse o governador. Segundo ele, o objetivo é utilizar a ação em Miranda como um projeto piloto para outras regiões de comunidade indígena no Estado.

O programa é uma realização em parceria com a prefeitura de Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSI/MS) e Fundação Nacional do Índio (Funai). Além do Hospital de Câncer Alfredo Abraão, Hospital de Câncer de Barretos, Superintendência Regional do Trabalho, Instituto de Identificação, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fundação Estadual de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte) e Polícia Militar.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias