PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

05/12/2018 19:06

A+ A-

TVE Cultura em Dourados: lideranças destacam 'marcos' da digitalização e nova programação

Evento reuniu sociedade organizada e a imprensa para apresentação da nova programação e implantação do sinal digital

Em evento na manhã desta quarta-feira (5), a TVE Cultura oficializou o início das transmissões pelo sistema digital em Dourados e, ainda, apresentou sua nova grade de programação, composta por mais de 150 horas de produções próprias e atrações regionais. O evento, na sede da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), reuniu representantes do governo estadual, da prefeitura, empresários, dirigentes de veículos de comunicação locais e jornalistas.

A nova programação da TVE Cultura reúne 150 horas de atrações que serão exibidas até 5 de abril de 2019, envolvendo programas jornalísticos, atrações musicais, filmes, documentários e especiais que retratam a cultura e a sociedade de Mato Grosso do Sul –incluindo “Guateka”, ficção em cinco episódios que retrata o olhar do grupo guarani-kaiowá Bro’s MCs sobre a realidade que os cerca. Os programas se mesclam à grade da TV Cultura de São Paulo, que desde 2015 é retransmitida na Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) por meio de parceria.

''Agradecemos ao governador Reinaldo Azambuja por essa importante conquista para a região de Dourados, que tem muito para ver e contar a Mato Grosso do Sul”, afirmou a empresária e presidente da Aced, Elizabeth Salomão. “A emissora pública dá visibilidade a Mato Grosso do Sul”, prosseguiu.

Tesoureiro da entidade, Domingos Ventorini também representou o vice-governador eleito Murilo Zauith no evento. Ele destacou que a TVE Cultura representa uma nova alternativa de qualidade para a população douradense na TV aberta, oferecendo, além da vitrine regional, atrações educativas e divertidas para crianças e adolescentes. O fato já havia sido destacado pelo próprio Murilo, em entrevista à emissora.

“A TVE Cultura tem muita importância para a sociedade por fornecer uma programação de conteúdo de alto nível sem se esquecer das crianças, já que as atrações infantis também têm alta qualidade”, frisou.

Importância

Durante a apresentação, foi exibido vídeo institucional com 15 minutos nos quais o processo de digitalização foi detalhado aos presentes. Nele, foram apresentados depoimentos dos secretários Athayde Nery (Cultura e Cidadania), Eduardo Riedel (Governo e Relações Institucionais) e do governador Reinaldo Azambuja –que já ressaltara os esforços da Fertel em realizar a migração de sistema sem custos, graças a parceria com a Claro/Embratel (que cedeu equipamentos e antenas) e a importância de oferecer à sociedade uma grade de programação de qualidade.

“Quando você vê esses avanços tecnológicos, sai da TV analógica para a digital, além de melhorar a qualidade do sinal deve dar ao usuário uma programação de qualidade infinitamente melhor, tudo fruto de parceria da Fertel com a Claro e outras instituições, como a TV Cultura de São Paulo, com a qual temos uma programação compartilhada”, destacou Reinaldo. “A qualidade da programação também melhora a divulgação das belezas de Mato Grosso do Sul e das ações desenvolvidas. Somos um dos Estados mais pujantes do país”, prosseguiu o governador, parabenizando a Fertel e seus colaboradores pelo trabalho realizado.

“Com os investimentos, conseguimos levar o nosso conteúdo de qualidade de forma mais apropriada, com melhoria no áudio e no vídeo, garantindo também melhor acesso às pessoas. É um passo extremamente importante”, destacou Ridel. Athayde, por sua vez, reforçou o “momento histórico” da migração do sinal analógico para o digital, “a maior inclusão digital da história do Estado” por garantir a difusão de cultura e educação pela TV, dentro do conceito de “cidadania digital” defendido pela Secc.

Marco histórico

O secretário municipal de Educação de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves, representou a prefeita Délia Razuk no evento. Ex-promotor, juiz e jornalista, ele contou que pode acompanhar de perto o marco da fundação da TVE, participando, ainda no Rio de Janeiro, de gravações do programa Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das principais audiências da emissora, e foi ajudante e  coreógrafo na elaboração do personagem Visconde de Sabugosa, da célebre série originada da obra de Monteiro Lobato.

“Sou desde esse tempo fã e telespectador assíduo da TVE. Podemos considerar este como um novo marco na sua história em Dourados e no Mato Grosso do Sul”, destacou Upiran. “Agora, com a digitalização do sinal, teremos a qualidade da imagem somada à melhor programação de TV aberta. Temos certeza que continuará a ser realizada a expansão pelo interior graças à sensibilidade do governador Reinaldo e do empenho da equipe da TVE, e vemos a medida como fundamental à educação e à cultura”, prosseguiu o secretário de Educação em seu discurso.

Bosco Martins lembrou que o governador já autorizou o prosseguimento da instalação de equipamentos de recepção digital pelo interior, atingindo em breve mais 12 municípios. Também está em andamento a migração do sinal para o satélite StarOne C2, já usado por grandes emissoras como a TV Globo, levando as transmissões da TVE Cultura para 24 milhões de lares na América do Sul, atingindo um público de 70 milhões de pessoas.

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024