A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

24/05/2018 09:49

A+ A-

'Fresquinhos' param de circular e ônibus de reforço serão retirados de várias linhas na Capital

Para reduzir gastos com combustíveis empresas devem tirar 43 veículos de circulação

Diretores do Consórcio Guaicurus reuniram-se com representantes da Prefeitura Municipal de Campo Grande na sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para discutirem medidas a serem tomadas para economizar combustível e não comprometer o atendimento.

Algumas medidas já foram tomadas para enfrentar uma possível falta de combustível. “A primeira foi a retirada de veículos articulados que foram substituídos por veículos convencionais para atender a população”, afirmou Luiz Alencar, diretor de Transporte da Agetran. No caso, foram retirados os articulados das linhas 083, 080, 087.

A substituição também aconteceu com os veículos executivos, os chamados fresquinhos. “Também trocamos por ônibus convencionais, porque consumem muito petróleo e, a partir de amanhã, os 23 veículos que atendem as linhas executivas ficaram suspensas, vão parar de circular”.

Outra medida foi o regime de férias. “Serão retirados vinte veículos que fazem o reforço das linhas para atender estudantes nos horários de pico, em alguns bairros como Itamaracá, Rouxinois, Los Angeles. Já a linha exclusiva que atende a UCDB não será afetada. É uma medida que é feita durante dezembro e janeiro que vamos utilizar agora”, apontou explicando que, durante todo o dia, haverá o monitoramento para uma nova reunião e avaliação de ações.

Empresas vão monitorar durante o dia

“O Consórcio vai monitorar ao longo do dia como vai funcionar a dinâmica de passageiros, se será preciso mais veículos ou não por conta da retirada dos articulados. Pedimos que a população tenha paciência porque certamente vai haver aglomeração. Muitos motoristas também estão deixando os carros em casa e vão usar o transporte coletivo, ou seja, aumenta o número de usuários”, explicou João Rezende.

De acordo com Rezende, atualmente são gastos entre 35 mil e 40 mil litros de combustível por dia. “Com essas medidas esperamos economizar até 15% de combustível, porque temos estoque para mais dois dias para circulação normal. As linhas alimentadoras não serão atingidas com essas ações. Agora, se continuar a instabilidade, vamos ter que partir para mais cortes”.

Uma das distribuidoras responsável pelo abastecimento dos veículos do consórcio afirmou que não tem mais o produto para fornecimento. “E a Ipiranga já comunicou que não deve aguentar até o próximo sábado”.

Atualmente são 515 ônibus circulando e, inicialmente, foram retirados 20. O numero subirá para 43 nesta sexta-feira (25), com a retirada dos ônibus “fresquinhos”.  

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias