A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Ciência e Tecnologia

11/05/2017 12:53

A+ A-

Carro mais vendido no país leva 0 em teste de segurança em batidas

Carro mais vendido do Brasil foi reprovado em proteção para adultos, mas ficou com 3 estrelas para ocupantes crianças. Marca diz que 'carro cumpre todos requisitos locais de segurança'

Latin NCap, organização independente que avalia a segurança de veículos, divulgou nesta quinta-feira (11) mais uma rodada de testes de colisão. Carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix foi reprovado pela entidade, ficando com zero estrela.

A avaliação feita pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe foi referente à proteção de ocupantes adultos. Para crianças, o Onix, que é produzido no país, ficou com 3 estrelas.

"O Chevrolet Onix é o carro de maior venda no Brasil, mostrando resultados especialmente ruins a respeito da proteção lateral", afirmou o Latin NCap.

Em 2014, o carro foi avaliado com 3 estrelas para adultos, mas o novo padrão de testes do Latin NCap, com colisões de impacto lateral modificou a nota do hatch. Neste primeiro teste, porém, a nota para crianças foi de apenas 2 estrelas.

"O Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. O Onix não contava com dispositivos de absorção de energia em sua estrutura para impacto lateral, apenas barras nas portas. Considerando esses resultados de testes, o Onix não passaria os requerimentos básicos da regulação para impacto lateral das Nações Unidas (UN95)", disse o Latin NCap, em comunicado.

Questionada pelo G1, a montadora comentou os resultados obtidos por ser carro nos testes de impacto da entidade.

"O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul", respondeu a GM, em comunicado.

Ainda de acordo com a entidade, a proteção para o passageiro infantil é aceitável.

"Contudo, o modelo apenas oferece um cinto de segurança de dois pontos na posição central traseira, carecendo de ancoragens ISOFIX. A porta traseira direita se abriu no teste, expondo as crianças a maiores riscos", afirmou o Latin NCap.

Kia Rio Sedan também leva zero

Na mesma bateria de testes o Latin NCap avaliou o Kia Rio Sedan. Fabricado na Coreia, o modelo não é vendido no Brasil ficou com nota zero para ocupantes adultos e apenas uma estrela para crianças.

Veja o que diz a Chevrolet sobre as notas do Onix

"O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul."

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024