A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Ciência e Tecnologia

08/11/2017 18:40

A+ A-

Em evento nacional, pesquisador de MS apresenta conhecimentos sobre peixes do Pantanal

Professor realiza palestra em evento promovido pelo WWF-Brasil

O professor da Uniderp e biólogo José Sabino é um dos representantes de Mato Grosso do Sul entre os palestrantes do evento Vamos falar de Pantanal?, que acontece nesta manhã, no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo.

Promovido pelo WWF-Brasil, o encontro abordará sobre economia, fauna, flora, música e gastronomia da localidade, com o intuito de valorizar uma das maiores planícies alagáveis do planeta, também reconhecida como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

Intitulada Sexo, drogas e diversão entre os peixes do Pantanal, a palestra abordará aspectos da história natural destes seres aquáticos, com ênfase nos múltiplos valores da biodiversidade. "De modo leve e informativo, serão apresentadas informações sobre o período reprodutivo dos peixes, ou seja, a Piracema; os acidentes de pescadores com peixes na região e da contribuição em estudos médicos e de bioprospecção, com análises de venenos de peixes e seus potenciais usos", explicou Sabino.

Também serão compartilhadas informações que sinalizam que a pesca no Pantanal gera empregos e atrai visitantes, além de dados do ecoturismo e de como a observação de peixes em Bonito é um instrumento de sensibilização ambiental. "Os peixes possuem múltiplos valores, que vão além da culinária e agregam também aspectos culturais, de lazer, ciência e biofilia," completa o pesquisador.

Doutor em Ecologia, Sabino é docente nos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp e possui reconhecimento internacional pelo Projeto Peixes de Bonito, em que desenvolve pesquisa sobre ecologia e comportamento de peixes e tem como objetivos a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024