A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Ciência e Tecnologia

22/06/2017 13:54

A+ A-

Facebook testa recurso para impedir 'roubo' de fotos do perfil

Ferramenta sinaliza fotos com um escudo e impede até mesmo captura da tela em dispositivos Android

Impedir a apropriação de imagens e conteúdo na Internet tem se tornado uma verdadeira luta global. Nesta semana, o Facebook começou a testar novas ferramentas na Índia que visam dar maior tranquilidade para aqueles que utilizam a rede social.

Ainda em fase experimental, o recurso impede que alguém copie sua foto de perfil para sabe-se lá qual o propósito. Usuários da rede social que residem no país, verão uma opção para "guardar" a imagem de perfil na próxima vez que visitarem o News Feed. 

Uma vez ativado, pessoas não conseguirão salvar sua foto ou até mesmo capturar a tela quando usarem um dispositivo Android. Da mesma forma, aqueles que não estiverem em sua lista de amigos não poderão marcar ninguém ou eles mesmos na imagem, independentemente das configurações de privacidade. Um símbolo de um escudo indicará que a foto de perfil está protegida. Além disso, será possível acrescentar texturas às imagens, algo que desestimularia pessoas copiarem e usarem o conteúdo. 

O Facebook informou que desenvolveu o recurso após descobrir de algumas organizações sociais que as mulheres no país não se sentiam confortáveis ??compartilhando uma imagem de seus rostos em uma plataforma com cerca de 2 bilhões de usuários. 

As ferramentas foram desenvolvidas em parceria com algumas dessas organizações, com testes indicando o tipo de recurso que ajudaria a reduzir o mal uso das fotos de perfil.

Segundo a companhia, o simples fato de acrescentar um padrão às imagens reduz as chances de alguém copiá-la em 75%. Por enquanto, o recurso é testado apenas na Índia, mas o Facebook considera ampliar a funcionalidade para o mundo todo. No anúncio sobre a novidade, a empresa disse que "espera expandir para outros países em breve" com base no que aprende com o lançamento inicial no país asiático.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias