A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Ciência e Tecnologia

30/12/2017 15:40

A+ A-

IFMS é o Instituto Federal com mais projetos classificados para a Febrace

No total, o IFMS emplacou 13 de 79 trabalhos que serão apresentados por 26 instituições da Rede no evento organizado pela USP

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com mais projetos classificados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada em São Paulo em 2018.

No total, o IFMS emplacou 13 de 79 trabalhos que serão apresentados por 26 instituições da Rede no evento organizado pela Universidade de São Paulo (USP).

Os trabalhos selecionados são de diversas áreas do conhecimento e foram desenvolvidos nos campi Aquidauana (2), Campo Grande (1), Corumbá (2), Coxim (2), Dourados (1) Jardim (1), Nova Andradina (1), Ponta Porã (2) e Três Lagoas (1).

“Estamos criando no IFMS a cultura da pesquisa e da inovação. Nossos campi tem levado o conhecimento e a formação para todas as regiões do Estado, oportunizando a descoberta de talentos por meio de ações de pesquisa. As classificações para a Febrace são resultado desta cultura. Estamos conseguindo vencer barreiras e interiorizar o ensino, formando estudantes que querem ajudar a sociedade e pesquisam para isso. Este é um diferencial da nossa instituição”, explicou Marco Naka, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS.

“Nossos campi tem levado o conhecimento e a formação para todas as regiões do Estado, oportunizando a descoberta de talentos por meio de ações de pesquisa. Estamos conseguindo vencer barreiras e interiorizar o ensino, formando estudantes que querem ajudar a sociedade e pesquisam para isso”, explicou Marco Naka, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS.
Além do Instituto, também fazem parte da delegação do Mato Grosso do Sul representantes de escolas municipais, de escolas estaduais e de escolas particulares. Ao todo, o Estado irá participar do evento com 21 trabalhos.

A maioria dos credenciamentos foi obtida por meio das Feiras de Ciência e Tecnologia realizadas pelos campi do IFMS. Além disso, projetos também foram selecionados pela Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), diretamente pela comissão organizadora da Febrace e por outras feiras realizadas no Estado.

"O desenvolvimento de trabalhos de cunho científico permite ao aluno estabelecer contado com grandes pesquisadores de renome regional e nacional, bem como trocas de informações as quais corroboram com a construção do conhecimento e a visão de mundo por parte dos envolvidos", explicou o professor Fernando Conceição, do campus Nova Andradina, e orientador de um dos projetos classificados. 

Febrace – A edição 2018 está prevista para ser realizada entre os dias 13 e 15 de março, reunindo projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

O evento é organizado desde 2003 pela Escola Politécnica da USP, aproximando as escolas das universidades e estimulando a pesquisa científica.

A feira também abre espaço para participações em eventos internacionais, como a Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada anualmente nos Estados Unidos (EUA).

Mais informações sobre a Febrace estão disponíveis na página oficial do evento.

Desde 2012, o IFMS mantém tradição de participação na Febrace. No total, já foram conquistados 75 prêmios. Em 2017, foram classificados 15 projetos e conquistados 17 prêmios, sendo a única instituição do Estado premiada no evento.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024