zé ramalho
studio center
(67) 99826-0686

Instagram muda e libera funções especiais

16 MAI 2017
Tech Tudo
12h19min
Foto: Tech Tudo

O Instagram anunciou para o Stories nesta terça-feira (16) várias mudanças que aproximam a rede social do Facebook e do Snapchat. O aplicativo da plataforma ganhou máscaras, um recurso chamado rebobinar, uma borracha (parecida com a dos snaps) e stickers de hashtags. As atualizações fazem parte da versão 10.21 do Instagram para iOS (iPhone), na App Store e, para Android, no Google Play.

Máscara na câmera

Segundo o Instagram, a nova função "máscaras na câmera" traz uma forma fácil de transformar uma foto selfie comum em algo mais divertido — nada que você já não tenha visto na câmera do Snapchat ou no próprio aplicativo do Facebook. "São diversas possibilidades que vão desde equações de matemática girando ao redor da sua cabeça, até orelhas felpudas de coalas", diz o comunicado da rede social.

Inicialmente, há um conjunto inicial composto por apenas oito máscaras. Para usar, abra a câmera e toque no novo ícone em formato de rosto no canto inferior direito, que vai aparecer. Para escolher e testar no seu rosto, basta tocar em um efeito. Há máscaras também que funcionam junto com amigos, com fotos e vídeos, usando a câmera frontal ou traseira e até com o Boomerang. Ao terminar sua edição, você pode enviar para contatos com o Instagram Direct ou usar no seu Stories.

Rebobinar

Outra novidade são os vídeos reproduzidos de trás para frente com a ferramenta "Rebobinar". É um novo formato de câmera ao lado do já conhecido "Boomerang" e de "Mãos livres". "Solte um microfone e veja-o voar de volta para suas mãos. Capture uma fonte de água em movimento e compartilhe o registro do líquido fluindo de volta para a fonte. Experimente alguns truques mágicos sozinho e desafie as leis da física em qualquer lugar", sugere a plataforma.

Sticker de Hashtag

O Instagram também trouxe nas Stories o que chamou de "adesivo de hashtag". Basta tocar no ícone de sticker no canto superior direito da tela, selecionar e personalizar a hashtag. Assim como as menções, você pode adicionar hashtags com a ferramenta de texto normal do seu teclado.

As pessoas que estão vendo o seu Stories poderão tocar no sticker da hashtag ou no texto e serão redirecionadas para explorar novos posts de outros usuários relacionados na página da hashtag, como posts do feed.

Borracha

Por fim, uma nova função borracha — bastante similar a do Snapchat — foi adicionada às ferramentas de desenho, permitindo que você apague e brinque com a remoção de cores. "Depois de tirar uma foto ou gravar um vídeo, selecione uma ferramenta de desenho, toque e mantenha pressionada para preencher toda a tela [pintar] com cores. Em seguida, usando a borracha, é possível mostrar de forma criativa partes da sua foto ou vídeo que estão por baixo do efeito", como na foto abaixo.

O Instagram vem recebendo novas funções semanalmente, boa parte delas parecidas com a de outros apps concorrentes ou do grupo de empresas de Mark Zuckerberg, como o Facebook e o WhatsApp. A julgar pelos últimos updates, o feed tradicional já não é mais prioridade no app.

 

Veja também