Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Ciência e Tecnologia

Inteligência artificial do Google convida usuário a brincar de 'Imagem e Ação'

Quick, Draw oferece uma série de objetos para usuário desenhar e tenta adivinhar o rascunho em tempo real

14 abril 2017 - 13h43Por IDG Now!

Nesta semana, o Google lançou o AutoDraw, uma plataforma que consegue analisar o que você está desenhando em tempo real para sugerir uma versão melhorada para o seu desenho. Mesmo se as suas aptidões artísticas tenham ficado reduzidas a esquemas de palitinhos, o programa tenta adivinhar o que você pretende fazer e sugere uma série de possíveis substitutos para você escolher.

A ferramenta é de uso gratuito e pode ser usada tanto no desktop como dispositivos móveis por meio deste link. Segundo o Google, o projeto é uma colaboração entre a comunidade de artistas e o aprendizado de máquina. 

Vale lembrar que o AutoDraw é mais uma demonstração criativa do Google no uso de machine learning. A companhia o lançou como parte de sua série "AI Experiments" e de outro experimento bem divertido entregue no final do ano passado, o Quick Draw. 

O Quick Draw é um joguinho também alimentado com machine learning, uma espécie de "Imagem e Ação" digital - o clássico jogo de tabuleiro, onde jogadores precisam adivinhar o que seus colegas estão desenhando, independente de seus talentos para tal. No Quick Draw, o programa te dá um objeto para desenhar e você tem 20 segundos para fazê-lo. Enquanto isso, ele tenta descobrir, em tempo real, o que você rascunhou. 

Ele não acerta sempre, claro, já que o seu desenho nem sempre combinará com o banco de dados de desenhos que o Google tem. Mas como toda solução em inteligência artificial, quanto mais é usada, mais ela sofistica seus algoritmos e melhor é o resultado que ela entrega.

No experimento, o Google recorre ao mesmo tipo de tecnologia que usa no Google Translator. "Para entender a caligrafia de uma pessoa, você não só olha para o caractere finalizado. Você olha para como uma pessoa de fato o escreve, quais são os primeiros traços que ela faz e as direções para onde leva o desenho", explica um pesquisador do Google no vídeo sobre o Quick, Draw.

Segundo a página do Quick Draw (jogue clicando aqui), o projeto treinou a solução com algumas centenas de conceitos e a expectativa é que mais outros sejam acrescentados. "Nós fizemos disso um exemplo de como você pode usar aprendizado de máquina de jeitos divertidos", diz o Google.