Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Ciência e Tecnologia

Novo celular top rouba cena com tela e câmera poderosa

LG G6 ou Galaxy S7: veja comparativo de ficha técnica dos top de linha

06 março 2017 - 09h39Por Tech Tudo

O LG G6 foi apresentado durante a feira internacional de celulares de Barcelona (MWC 2017) com destaque para uma tela de grandes proporções, que ocupa a maioria da parte frontal do celular. O novo smartphone top de linha da LG conta ainda com especificações potentes e tem a missão de recuperar as vendas perdidas com seu antecessor, o modular LG G5. Para isso, o telefone deve enfrentar uma concorrência de peso, até mesmo de modelos de 2016, como o Galaxy S7, da Samsung.

Apesar de ter sido lançado há um ano, o S7 segue como um dos mais populares smartphones top de linha do Brasil, muito também por conta do design. Dessa vez, porém, a LG aposta na mesma combinação de metal e vidro do rival para conquistar o público. Quer saber se vale a pena esperar o G6 chegar ao país ou se é melhor investir no celular da Samsung? Então, veja este comparativo de ficha técnica entre os melhores aparelhos das gigantes sul-coreanas.

Tela

O Galaxy S7 tem um display de 5,1 polegadas muito brilhante e com alto contraste proporcionados pela tecnologia Super AMOLED. Por outro lado, o LG G6 chamou atenção nas primeiras impressões do TechTudo justamente pelo painel de 5,7''. Com alta definição e tecnologia Full Video, o display exibe vídeos na proporção 18:9, em vez da tradicional 16:9.

Segundo a fabricante, a adoção do novo padrão tem foco no entretenimento, visto que 18:9 é a proporção usada em cinemas, além de ser tendência para os próximos anos no meio audiovisual.

O G6 também conta com resolução de tela um pouco acima da oferecida pelo Galaxy S7: trata-se de um display Quad HD+ (2880 x 1440 pixels) contra um Quad HD (2540 x 1440 pixels). Além disso, o modelo da LG traz as tecnologias HDR10 e Dolby Vision para entregar alto alcance dinâmico nas imagens, deixando tudo ainda mais real.

Design

O material de construção do G6 está muito similar ao do Galaxy S7, com vidro cobrindo as partes frontal e traseira. O acabamento deixa os smartphones igualmente propensos a trincados em caso de quedas, mas o visual é, sem dúvida, elegante. No entanto, o G6 sai na frente por ser o único da dupla a aproveitar melhor a área para acomodar a tela, deixando o sensor de digitais na parte de trás do telefone. De quebra, o celular fica com uma aparência mais atraente.

Há diferenças também no layout dos botões e sensor de digitais. Enquanto, no S7, o leitor biométrico fica posicionado sob o clássico botão home, na parte da frente do celular, o G6 usa um sensor sem botão na traseira, logo abaixo da câmera. No bolso, essa tende a ser a posição ideal para destravar o celular, mas nem tanto quando o celular está na mesa – nesse último caso, a posição adotada no modelo da Samsung acaba sendo mais útil.

Em termos de proteção, teoricamente, há um empate entre os aparelhos, pois ambos trazem a certificação IP68 para resistir a água e poeira sem danificar os componentes internos.

Câmeras

A LG fez grandes investimentos no conjunto fotográfico do seu celular top de linha em 2017. O G6 conta com duas câmeras de 13 megapixels na parte traseira, uma com abertura de lente f/1.8 e outra grande-angular com abertura f/2.4. Já o Galaxy S7 tem sensor principal de 12 MP com a tecnologia Dual Pixel, que oferece velocidade e precisão ao foco. A abertura de lente é de f/1.7, o que deve resultar em melhores fotos noturnas.

O LG G6 conta com um recurso de software que divide a tela em dois quadrados para tirar fotos ideais para o Instagram e perfil do Facebook.

Os dois celulares têm câmera frontal de 5 megapixels para selfies, mas o Galaxy S7 é o único com abertura de f/1.7 também na parte frontal. Por isso, o modelo tende a oferecer resultados melhores, ao menos considerando as especificações oficiais.

Hardware e desempenho

O LG G6 e o Galaxy S7 têm a mesma quantidade de memória RAM: 4 GB. A diferença no hardware fica por conta do processador, que é uma geração à frente no caso do LG G6. O smartphone top de linha da LG conta com o Snapdragon 821, um quad-core de 2,35 GHz, mais recente e ligeiramente mais poderoso do que o Snadragon 820 presente no Galaxy S7, que também tem oito núcleos de processamento. Ambas as especificações devem rodar o sistema Android sem travamentos.

Para guardar fotos, vídeos e seus apps favoritos, os usuários têm 32 GB de memória interna no Galaxy S7, com possibilidade de expansão via cartão microSD de até 256 GB. Já o G6 tem modelos com 32 GB e 64 GB de armazenamento, com entrada para cartão de até 2 TB.

Versão do Android

O Android 7.0 Nougat já sai de fábrica no LG G6 e começa a chegar em forma de atualização para o Galaxy S7 vendido no Brasil. Com isso, os aparelhos ficam equilibrados em termos de funções e segurança, embora haja variação no visual devido às interfaces personalizadas de cada fabricante. O Android N estreia recursos como o Multijanela, que permite abrir dois aplicativos simultaneamente na tela, e a transição rápida entre apps.

Bateria

O LG G6 tem bateria de 3.300 mAh, contra 3.000 mAh do Galaxy S7. A diferença de 300 mAh, porém, deve ser anulada devido ao tamanho da tela do G6, que deve gastar mais bateria que o celular da Samsung. Ambos os telefones contam com sistema de carregamento rápido Quick Charge, da Qualcomm.

Preço e custo-benefício

O LG G6 ainda não tem previsão para desembarcar no Brasil, nem preço definido. Já o Galaxy S7 é facilmente encontrado no mercado nacional por preços que em torno dos R$ 2.300, muito menos do que os R$ 3.799 pedidos na época do lançamento, há um ano. Esse valor deve cair ainda mais com o lançamento do Galaxy S8, no final de março.

Caso você não queira esperar até que o novo smartphone top de linha da LG chegue ao país (ou tem medo de que apenas uma versão menos potente dele, como o LG G5 SE, chegue às lojas brasileiras), mas também não se convenceu pelo Galaxy S7, dê uma olhada em nossos testes com o iPhone 7, da Apple. Outras opções de celular com especificações de ponta são o Xperia XZ Premium, da Sony, também anunciado durante a MWC 2017, e o Zenfone 3 Deluxe, da Asus.