Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Ciência e Tecnologia

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade recebe inscrições de iniciativas sustentáveis

05 julho 2017 - 19h36Por Fundtur

Desde 2012, a Associação Brasileiras das Operadoras de Turismo (Braztoa) realiza a premiação de boas práticas direcionada a empresas e outras organizações do turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor. A edição 2017 coincide com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, aprovado pela Assembleia Geral da ONU no ano passado e chancelado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é um grande reconhecimento de boas práticas voltadas à preservação e ao bem-estar coletivo. “Estamos no Ano Internacional do Turismo Sustentável e esperamos que Mato Grosso do Sul tenha muitos projetos inscritos, já que o posicionamento do estado é o Turismo de Natureza aliado à preservação ambiental. Somos referência em turismo responsável, acredito que temos bons exemplos de iniciativas capazes de concorrer e serem premiadas”, enaltece.

Considerada a maior premiação de turismo sustentável do país, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017 recebe inscrições até o dia 1º de setembro no site. Os projetos poderão ser inscritos por associados Braztoa (operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados), agências de viagem, meios de hospedagem, resorts, parceiros do turismo (operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, instituições governamentais, entre outros), projetos inovadores (submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior).

Ao cadastrar a proposta o interessado deverá responder algumas perguntas, fazer um resumo do projeto e enviar uma apresentação que ajude a demonstrar a sustentabilidade do negócio ou serviço que concorre ao prêmio.  Serão avaliados critérios de sustentabilidade como impactos ambientais, socioculturais e econômicos, incentivo ao turismo sustentável, viabilidade financeira do negócio e a abrangência das ações desenvolvidas pela empresa. A premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017 está prevista para o final de outubro.

Premiados no MS

Quatro inciativas de Mato Grosso do Sul já foram premiadas entre os anos de 2012 e 2015. Foram dois projetos do Recanto Ecológico Rio da Prata (“O modelo de ecoturismo sustentável do Recanto Ecológico Rio da Prata”, em 2012, e “Na trilha da sustentabilidade: Como a gestão com práticas inovadoras vem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e para a conservação ambiental na Serra da Bodoquena/MS – A trajetória do Recanto Ecológico Rio da Prata”, em 2013), um projeto da Casa do Vidro (“Vidro não é lixo”, em 2015) da região turística Bonito – Serra da Bodoquena, e um prêmio do Instituto Mamede (“Cicloturismo socioambiental e bike birding”, em 2015), da região Caminho dos Ipês.