Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A algema do Cabral, o 'Brain Drain' e a tragédia brasileira

Querem mais que o Brasil se f... dane

23 janeiro 2018 - 13h19

Caro leitor;
Longe de mim de aprovar , de apoiar a lambança , a roubalheira das nossas ,ditas, "lideranças" políticas . Estou com a música, "se gritar pega ladrão num sobra um ,meu irmão....." . Desculpem - me os meus amigos ,à esquerda , bem intencionados , mas não acredito na seriedade do Lula , do Zé Dirceu e tantos mais .... No "temer" , o minúsculo , e a malta,minúscula de seriedade, que o cerca , jucá , moreira , barbalho ,rodrigo,marun etc.,etc. e tal,menos ainda . Estou sendo repetitivo para confirmar,consolidar a posição que vimos expondo há muito tempo. Mais de três anos! . O fato de lutar pela punicão ,cadeia e penhora de bens não significa apoiar , bater palmas histéricas para a presepada da Polícia Federal na condução do sérgio cabral (minúsculo) . Desnecessária!!  Por outro lado estranho os colegas , seja a imprensa , seja a OAB que tantas gritarias fizeram  eque , ainda que certas, não o fazem quando o conduzido é um PPP , Preto , Pardo e/ou Pobre . Aí a omissão é total e absoluta!! Vamos ter princípios e lutar por eles .

Fiz esta introdução para dizer , e refletirmos juntos , que enquanto consumimos tempos com tais aspectos ,não estamos atentos a uma enorme tragédia . Digo melhor TRAGÉDIA (maiúscula) que nos assola . O "Dreno de Cérebros" !! Usei a expressão inglesa ,não gosto de o fazer , em homenagem a um querido e brilhante amigo , Rubens Junqueira Portugal , que a ela apresentou - me  em 1967 . Há cinquenta e um anos. Naquela época já o incomodava a perda de talentos , de mão de obra mais do que sofisticada . Os melhores cérebros . Buscou e deu - me para ler o livro "O Desafio Americano " do Jean Jacques Servan Schereiber que focava na perda pela Europa de talentos para os E.U.A. . Ainda que no período autoritário tivéssemos perdido cientistas que emigraram por questões políticas , houve um esforço , mais que de Governo, mas um esforço de Estado para trazer os estudantes e cientistas brasileiros que viviam/trabalhavam no exterior .

E agora? 

Estamos vivendo uma perda , com certeza a maior de nossa história , de talentos, de cérebros essenciais ao nosso desenvolvimento , ao nosso futuro . Formamos poucos , formamos mal e , as excepcionalidades , a nata está indo para não mais voltar . Não só os E.U.A. e a Europa , mas Canadá e Austrália estão de braços abertos recebendo os nossos "presentes". Conversava , dia desses , com um estudante,de uma das nossas melhores instituições, considerado uma das estrelas do Corpo de alunos . Já está de malas prontas para o exterior . Tudo ajeitado para ir e não mais regressar!

O tempo e os recursos para forma - los foram , literalmente, jogados fora .............

O temer , moreira , padilha , jucá , rodrigo "filhote"maia, eunicio, barbalho , sarney estão preocupados apenas em manter as posições deles. Gasta - se bilhões para livrar o temer e sua camarilha de julgamentos. Proteje - se aos devedores da Previdência , bancos e empreiteiras dentre estes, para manterem - se nos seus camarotes.  Pouca importa se já destruíram o presente e o futuro do país.......

Brasil?!?!?!

Querem mais que o Brasil se f... dane

Até a próxim