Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A desintoxicação, o Octogenário, as eleições e o Bolsonaro

01 novembro 2018 - 11h39

Caro leitor ;

Quase escrevi eleitor!! Estava, e ainda estou , intoxicado .Grave crise de "eleiçonite"!! Encerrada a apuração,proclamados os resultados, desliguei o computador , smartphone e tudo mais . Saí do mundo , do real e do virtual. O Presidente eleito deveria estar comemorando com a sua família, assessores, amigos e sendo acossado por abutres de todo gênero. Sempre acercam - se dos vitoriosos . Vi tais coisas em 1982 com o Brizola e em 96 com o Conde .Chegam lépidos e faceiros . Têm 1001 propostas fantásticas para a redenção (!) do Povo . Fazem pelo mais puro altruísmo (!!) .Na sucessão , ao perderem as eleições, ficaram uns poucos seguidores fiéis . Lembro - me de um Secretário do Conde ,dos mais próximos, que foi celebrar a vitória do Cesar Maia , que o havia derrotado , na casa do eleito . Não conseguiu porque alguém da família Maia cortou - lhe o caminho , encerrou - lhe o intento na portaria do prédio . Vi pessoas que ,à véspera eram Haddad, comemorando a vitória de Bolsonaro ............. São vagalumes ; atrai - lhes a luz que os matará queimados.... Alguns sobrevivem !!!
Cansado , fico  meio para baixo . 
Dia seguinte abro a engenhoca eletrônica e mais de 2000 mensagens!! Para que não fique em dúvida repito : mais de 2000 mensagens!! Comentários sérios e pertinentes ;vários ! Imbecilidades de todas as cores e quilates ; uma enxurrada!!! Desligo! Ligo a TV para ver um filmete qualquer . Ainda no Jornal Hoje, mostra um senhor de 88 anos , com sondas , as mais diversas,que falando,com muita dificuldade, diz : "NUNCA deixaria de votar !Todos temos que ter compromisso com o Brasil! Eu tenho!Só não o farei, morto!"
PQP!!! (desculpem!!) bateu na minha testa . É por aí ! Um exemplo de patriotismo!! Não sei em quem votou . Sei que votou certo .Votou como e em quem acredita . Tenho certeza que deve ter vivido uma vida de trabalho , pautada na ética , na moral e no patriotismo. 
Comecei a pensar nestes meses de campanha . Primeiro , acho positivo a população ter voltado o seu pensamento para a Pátria e a necessidade de soerguimento do Brasil . É importante . NÃO existe no Mundo país que tenha dado certo sem que a população estivesse unida e coesa em torno de Objetivos Nacionais . Podem haver divergências , discrepâncias mas tem que haver um NÚCLEO firme que seja PERMANENTE . Saúde , Educação , Transporte , Segurança, Ciência e Tecnologia ,Cultura , Defesa , Promoção Social. O cidadão comum , à exemplo do "velhinho" acima,  nada pede de extraordinário e está pronto para , até mesmo ,sacrificar - se pelo país desde que sinta seriedade dos seus dirigentes .
A Eleição de Bolsonaro , há três anos aqui prevista por mim , insere - se nesse contexto . O Presidente eleito andou , andou e andou , ouviu e soube verbalizar os anseios da população . Sua votação representa o somatório da vontade daqueles que esposam as suas idéias de sempre , a dos " órfãos "que acreditaram no PT e sentiram - se enganados , a dos anti PT e a dos que estão contra tudo o que aí está (no mundo político) . Tal explica a total mobilização da Sociedade e coloca nas costas do Presidente uma enorme carga . Ele terá que conjugar firmeza e serenidade para sanear  e retomar o crescimento . O Brasil sempre se acreditou com um magnifico , esplendoroso , futuro . Tinha perdido a fé e a esperança . Volta a crer , mas que não o frustre . Reproduzo um trecho do meu artigo " Serenidade ,"Seu " Jair, de uns dias atrás , aqui mesmo :

" Agora "Seu" Jair é que , no popular , "o bicho pega " , " a onça bebe água" . As cobranças virão de imediato , tanto as de boa como as de má fé . Cobrarão a redução da violência por milagre, no dia seguinte da posse . Reclamarão dos excessos das autoridades policiais... Enfim, os mega interesses armarão todas as arapucas . Sei da sua determinação , sei de algumas pessoas da maior qualidade que estão à sua volta . Mourão , Augusto Heleno ,Paulo Guedes  e outros que Você escolherá pela competência e seriedade . Tudo é importante . A Equipe é fundamental , mas a decisão final , a palavra final , a responsabilidade final é exclusivamente sua . Irrenunciável ! Indelegável! Muitas noites Você passará em claro e , fazendo jogo de palavras , digo , não conseguirá clarear o momento , a situação ,as articulações .Lidará com probos e com e pilantras porque de tais tipos compõe - se a Sociedade. " 

Prossigo dizendo que o Presidente o é de todos os brasileiros , inclusive os que nele não votaram . É o Presidente de Católicos , Evangélicos , Judeus , Muçulmanos e Ateus . O cidadão Jair Messias Bolsonaro pode escolher , optar e praticar o credo que lhe convenha .Tem o Direito inalienável de ser Evangélico . É uma decisão personalíssima  . 
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL TEM QUE ESTAR ACIMA DAS RELIGIÕES ;TEM QUE SER MANDATORIAMENTE LAICO PORQUE ASSIM O É O ESTADO BRASILEIRO !! 
Até a próxima