Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A palestra do General Antonio Hamilton MOURÃO

Não vejo nenhuma insubmissão. Vejo um claro e corajoso ato de relatar a verdade dos fatos....

19 setembro 2017 - 13h19

Caro leitor ; 

Toca o telefone ;sou tirado dos meus pensamentos .Era um querido amigo ,convictamente de esquerda, preocupadíssimo com " os milicos botando as manguinhas de fora" . " Estão armando um novo golpe!" Estava fora de controle . Consigo colocar alguns argumentos ; acalmei - o com a certeza de que o seria por pouco . De novo o telefone . Pensei que fosse a mesma pessoa. Não era. Eufórico , um outro companheiro . "Ah , agora vamos botar a "PTralhada" para o correr ; o cretino do Temer agora vai para cadeia !! " . Coloquei a necessidade de termos todos os brasileiros voltados para o bem , para o futuro da Pátria . Também baixei a pressão deste , na certeza, que também o seria por tempo efêmero.

A mesma palestra do General de Exército Mourão , membro do Alto Comando do Exército, gerava duas reações diametralmente opostas . 

Afinal o que disse,de tão perigoso ,ou alentador ,conforme a visão do ouvinte? Onde foi que pronunciara a conferência ? Em algum quartel buscando sublevar a tropa? Ambos os amigos , o pró e o contra , conheciam fiapos da palestra . Fui pesquisar saber quem é o Chefe Militar , ouvir outras opiniões  e formar uma opinião neutra e sensata . Espero. 

Primeiro fui apurar quem era o tal General . Consegui as melhores referências . Bem conceituado pelos "chefes , pares e subordinados" ; "Cultor dos valores militares :seriedade, hierarquia, disciplina, exação no cumprimento do dever, honradez ,lealdade para com a instituição ,trabalhador, dedicado".

Reproduzo entre aspas coisas que ouvi . " Na dele , discreto e reservado" ." SEM  envolvimentos político/partidários de qualquer natureza ................"
Depois dediquei - me a recapitular a participação dos militares na vida política brasileira . Sem maiores aprofundamentos , pode se dizer que o Exército , desde o Golpe da Proclamação da República , como instituição , envolveu - se diretamente nas contendas quando havia um inequívoco clamor nacional . Foi assim em 30 , em 45 e em 1964 . Há que assumir - se a realidade dos fatos . Certo ou errada , em 1964 as manifestações em prol da derrubada do governo eram amplamente majoritárias . Posteriormente , já o disse aqui várias vezes , os Presidentes Geisel e Figueiredo , com as sístoles e diástoles , na imagem médica do General Golbery , participaram ativamente na descompressão do Regime autoritário . Historicamente há que se fazer justiça aos Tancredo , Ulysses, Teotonio , Montoro , posteriormente Brizola e Arraes, e também aos retro mencionados generais e mais Murici , Juracy . Houve diversos outros , em ambos os lados , que convergiram para o objetivo comum.

Mas , falemos do General Mourão . O que de tão grave falou?

Que ato de indisciplina cometeu?

Rigorosamente NADA!!

Disse o que vemos . O aumento crescente da nossas vulnerabilidades . Internas e externas . O sucateamento das Forças Armadas , tornando,ainda mais,frágeis (redundantemente) as nossas fragilidades ; o desprestigio do Brasil no exterior .Temer nos E.U.A. é recebido por Trump , em conjunto , com os Presidentes da Colômbia , Panamá e a Vice da Argentina. Na Russia e na Noruega e na China , ainda que buscando acabar de entregar tudo foi um visitante de segunda , ou melhor , de enésima categoria ........... A metástase  generalizada das nossas instituições . Veja se (digo Eu ) os Temer , Moreira Franco , Gedel Padilha que se apossaram do Poder! O não aceitar a bandalheira petista não significa apoiar os atuais . Aliás temos colocado que a luta foi / é de quadrilhas, que , após , fundirem - se cindiram - se por insatisfação na hora do " divisão". Mostrou o general com muita clareza a necessidade de as instituições funcionarem . M.P. , DPF. ,Receita Federal ,Judiciário etc.,etc. e tal. De,efetiva e rapidamente, punirem quem o deva ser.

A pior coisa que que pode ocorrer ao Brasil é aumentar , ainda mais , o descrédito da população para com as instituições . A falta de uma ação concreta, constante e consistente das autoridades faz com que tenhamos áreas em que o "Poder Paralelo" é o Estado e o Poder Real Efetivo seja o da Marginalidade .

Claro que a percepção do iminente colapso do Brasil , faz com que as lideranças militares se preparem para o pior...................

E tem que assim o ser , porque quando ocorrer , elas é que serão chamadas para uma ação efetiva e concreta . Não poderá ser como o foi recentemente no Rio de Janeiro , quando usaram a atividade das Forças Armadas como cortina de fumaça para a compra generalizada da Câmara com a intenção (conseguida!) de livrar a Temer e aos seus asseclas.....

Não vejo nenhuma insubmissão . Vejo um claro e corajoso ato de relatar a verdade dos fatos....

Em um país em que a Procuradora Geral da República ao assumir o cargo tem , eu uma mesa de cinco pessoas , ela e mais quatro, três denunciados pelo próprio M.P.F................

Até a próxima