Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Cobra Kai: o antigo ainda é novo...

Sem misericórdia?

05 junho 2018 - 09h21

Hollywood ama de paixão reviver alguns clássicos de vez quando né? Nós sabemos!

E a novidade do momento é Karatê Kid. A Hora da Verdade está impregnado na nossa memória desde 1984. Lembra da Sessão da Tarde? Depois tivemos continuações em 86, 89 e 94 com a Hillary Swank até chegar na versão de Jackie Chan e Jaden Smith trocando o caratê por kung fu.

E de todas essas produções, principalmente as com o sr. Miyagi de Pat Morita, fizeram estrondoso sucesso, e agora o YouTube na sua versão assinada reviveu tudo isso na série Cobra Kai. E detalhe: trazendo os arqui-inimigos Daniel-San e Johnny Lawrence de volta sendo vividos pelos atores originais, Ralph Macchio e William Zabka.

Nostalgia pra dar e vender não é?

Mas não é só a nostalgia que faz a série ser interessante. Mais do que isso. Em um formato despretensioso e leve, 34 anos depois, ainda recebemos lições de moral importantes que existiram na história original.

O segredo pra ela ser boa são dois:

1 - É ela ser auto-suficiente e não usar a apelação para fazer sucesso. Não se leva super a sério e nem descamba pra canastrice. É um drama leve que bebe diretamente da marca clássica de filmes oitentistas.

2 - Ela muda o enfoque para tentar mostrar os dois lados da moeda.

- Como assim Pedroka?!

Na história original Johnny Lawrence era o bonitão rico atleta e valentão que fazia bullying com a geral sem sofrer nada e Daniel-san a vítima indefesa magrela que não tinha pai e muito menos dinheiro.

Mas agora, depois de mais de 30 anos, Johnny é frustrado, trabalha como faz tudo, é um pai ausente e vive bebendo para apagar as frustrações e Daniel dessa vez já é bem sucedido, tem uma concessionária, mulher e dois filhos certinhos.

Basicamente é a inversão completa da estrutura clássica.

E continuando com essa inversão conheceremos Miguel, quem agora é o jovem bullyado e sem amigos, novo na comunidade e sem a figura do homem corajoso para ajudá-lo. Johnny então decide reabrir a academia Cobra Kai que o ensinou a ser mais forte. Agora ele que vai ensinar caratê e Daniel-san fará de tudo pra impedir essa volta do "ataque primeiro,  ataque com força e sem misericórdia".

As reviravoltas, as trocas de lado, as mudanças de opiniões e os momentos anticlimáticos são os enfoques destacados e não duram horas, tornando a coisa maçante, quase todos os episódios tem no máximo 30 minutos ou pouco mais.

Cobra Kai não é obra prima de produção, design e cenário mas é criativa no sentido de botar clichês no liquidificador fazendo do pouco um muito bem interessante e captura com maestria o espírito do filme original.

Ah! E ainda termina dando gancho pra uma possibilidade de segunda temporada!

5 pipocas!