Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Play

Fernando Fenero

Duro de Matar: o verdadeiro filme de natal

NOW I HAVE A MACHINE GUN HO-HO-HO

24 dezembro 2018 - 12h45

Em 1988, o mundo ganhou seu maior clássico natalino de todos os tempos. Você pode pensar que é algum filme bobinho sobre suas ações durante o ano e a visita do Fantasma do Natal, mas realmente não é o caso.

Duro de Matar foi o filme que consolidou Bruce Willis como ator de cinema e de ação, que apesar de ser bizarro de se contar hoje em dia, era um cara envolvido em produções de TV e principalmente em comédias. A película natalina foi inspirada no livro de Roderick Thorp, camarada que você assim como todo mundo desconhece, mas é um cara que escreveu alguns romances policiais de razoável sucesso, e que foram adaptados para o cinema. Choca só saber que o "prequel" de Dura de Matar foi estrelado anos antes por Frank Sinatra.

O roteiro do filme não decepciona, é ação com protagonista brucutu com alguma pitada de humor negro. Na história, o polícial de Nova Iorque que viaja para Los Angeles para a festa de Natal com sua família. Sua esposa aceitou um emprego numa multinacional japonesa, o que divide a família e faz o casamento ruir. No começo da DR do casal na festa de fim de ano da empresa, o Nakatomi Plaza é invadido por um grupo terrorista alemão liderado por Hans Gruber, que buscam roubar ações no valor de 640 milhões de dólares e que estão trancadas no moderno sistema de segurança do prédio.

McClaine peita sozinho todo o grupo terrorista, e como os japoneses gostam de destacar, faz isso sem os sapatos (o nome do filme na terra do sol nascente é "Sem Sapatos"). O filme é todo clichê, trazendo o que de melhor havia no cinema dos anos 80, com tiros, sangue, explosões, e um policial inspirado em Kevin de Esqueceram de Mim que resolve tudo na base da gambiarra.

"Duro de Matar" não está no catálogo da Netflix, mas está na Amazon Prime (que inclusive é mais barata) e pode ser encontrado no Pirates Bay em torrents com milhares de seeders, e é o filme adequado para se assistir com toda a família nessa noite de Natal.