Corrida Cassems
(67) 99826-0686
COLUNA

Top Play

Games, geeks, diversão e muito mais

Furacão vai destruir o Brasil?

Um furacão dez vezes mais forte que o Katrina se aproxima do Brasil, sério? Claro que não!

13 SET 2017
Fernando Fenero
15h48min

Toda semana mais um hoax toma as redes sociais de assalto, com milhares de pessoas jurando que de fato o noticiado pela imprensa brincante vai acontecer, então nem que seja pra dar munição para aquele papo de buteco, vamos derrubar mais um desses boatos.

Depois da devastação nas ilhas caribenhas e no estado da Flórida nos USA, um boato de que um furação ainda mais forte que o Irma estaria se formando e que atingiria o Brasil nas próximas horas. Como todo boato, ele foi fundamentado em um monte de bobagem e espalhado por sites tão confiáveis quanto o GospelFive. 

Observem o trecho da matéria tantas vezes compartilhada pelo Whatsapp:

“Provavelmente conheceremos a fúria de um furacão. E preparem-se pois o furacão que está se aproximando terá cerca de 10 vezes mais força que o Katrina, que devastou os EUA em 2005. É bom que estejamos preparados para o pior, por isso os bombeiros já estão fazendo um treinamento próprio para lidar com este tipo de situação” disse Fraga Mello, capitão de emergências do IMBRAIM"

Descontruindo a balela, é possível notar que apesar de alarmista, não faz sentido nenhum medir um furacão que não se formou, mas que estaria "se aproximando". Depois que um furacão 10 vezes mais forte que o Katrina não é cientificamente possível, sendo que o mesmo foi um nível 3 na escala Saffir-Simpson, popularmente chamado de F3 (enquanto o Irma foi o terrível e poderoso F5 da mesma escala). Qualquer um que tenha assistido Twister na Sessão da Tarde já tem uma aula de cultura pop para entender o absurdo que foi sugerido.

Mais a frente falam que os Bombeiros estão se preparando para o evento. Qualquer furação já demandaria que TODO o aparato Estatal fosse mobilizado, desde Forças Armadas até mesmo Saúde e Educação, por motivos tão óbvios que não precisa nem explicar. Entrando com contato com bombeiros conhecidos só por alívio de consiência pude ouvir uma sonora gargalhada em resposta do questionamento sobre a preparação para tal furação.

Pra finalizar com chave de b%$#, o texto termina citando Fraga Mello, Capitão de Emergências da IMBRAIM, uma associação de meteorologistas que foi totalmente inventada. SIM, a tal agência não existe, assim como o cargo, e pra completar Fraga Mello também é uma invenção, ou é alguém sem nenhum registro em dados federais pesquisados (o que impediria de ser um funcionário concursado ou nomeado).

Então se te alertarem para tal furação, fica a oportunidade de explicar o tamanho da bobagem para seu amigo, ou só evitar contaminar mais ainda a rede espalhando tal bobagem. 
 

 

 

Veja também