(67) 99826-0686
Camara municipal
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Por Pedro Martinez

Infiltrado na Klan: denúncia bastante atual...

Convivendo com o inimigo

4 DEZ 2018
10h41min

O filme de hoje foi visto no 71° Festival Internacional de Cannes, em maio de 2018.

Infiltrado na Klan é tão insano que parece mais ficção do que a realidade mas, acredite, é tudo de verdade. O longa mostra a história de Ron Stallworth (John David Washington), o primeiro policial negro dos anos 70 - uma raridade na época, a conseguir se infiltrar na Ku Klux Klan. E, obviamente, por ser negro, não pôde participar das reuniões pessolmente então, enquanto marcava os encontros por telefone, é seu parceiro, Flip Zimmerman (Adam Driver) que assumia sua identidade perante aos membros da KKK. E qual o resultado dessa investigação? Chegam aos níveis mais altos da organização.

O diretor é Spike Lee, e sua iniciativa para com o filme é de construir uma espécie de farsa, ao invés de um drama biográfico. Toda a realidade dos nomes, locais e fatos foram mantidas mas, o filme se faz rir de si mesmo, contemplando os próprios absurdos, por assim dizer. E o mais legal: estabelece paralelos perfeitos com os dias atuais, mostrando a maneira como o discurso da extrema-direita adotou uma aparência "democrática" para se infiltrar na política e eleger políticos em cargos importantes - por exemplo, Donald Trump. O que se vê no longa é um terreno de racismo velado e digo até institucionalizado, do tipo que diz: "não tenho nada contra os negros mas também não tenho nada a favor". É tudo, na verdade, uma violência transvestida de liberdade de expressão.

E o roteiro, você pode pensar que deveria constituir uma simples denúncia do discurso adverso, mas ele é mais que isso. Felizmente o filme apresenta várias nuances pro telespectador. A comédia encontra espaço pra criticar o racismo na polícia e também destaca o progressismo entre alguns policiais.

Paralelamente a isso, Lee evita vangloriar o herói e ridicularizar o adversário. O filme crítica idéias racistas mais do que só as pessoas racistas e é nisso que ganha sua força política.

Para quem ver, será impressionante perceber, como que, dentro de uma comédia hilária e agradável, os produtores conseguem debater questões tão complexas até hoje.

Infiltrado na Klan é muito mais do que um bom divertimento; é uma produção necessária nos dias atuais e pode gerar reflexões para o futuro.

5 pipocas!

E termino fazendo uma reclamação: nenhum cinema na cidade está passando este que é um filme com grandes chances de levar o Oscar. ACORDEM CINEMAS DE CAMPO GRANDE!!!

O filme está disponível pra download via torrent com o titulo BlacKkKlansman.

Veja também