Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Tiro Livre

Vinícius Squinelo

Intervenção militar no RJ e comando bandido na fronteira: perdemos o Brasil

Um País refém da criminalidade, mas não só dela. Refém da falta de escolaridade, de ensino, de reconhecimento da própria história...

16 fevereiro 2018 - 11h12

Agora é oficial: o Rio de Janeiro está sob intervenção federal. Na prática, o Exército Brasileiro comanda de fato toda a força militar e policial do Estado, e não apenas respondendo a pedidos governamentais, como durante as instalações de UPPs no Estado. Nada contra o Exército, que, convocado, cumpre sua função. Porém, a ação demonstra a falência generalizada e não estancada de todo um País.

E quem pensa que o caos é somente no Estado que abriga a cidade maravilhosa está totalmente enganado. Aqui mesmo em Mato Grosso do Sul, o  próprio poder público já admitiu a praticamente a derrota em cidades inteiras, como Coronel Sapucaia e Paranhos, onde a Lei é cumprida por facções criminosas.

Grande porta de entrada do tráfico de drogas nacional, MS tem ligação umbilical com o RJ. A droga que por aqui chega, lá é desovada, juntamente com São Paulo. E nesse mercado do crime, o poder público demonstra e sempre demonstrou total despreparo, no presente e no futuro.

A decisão – tomada em conjunto entre Planalto e Governo do RJ – é a prova clara de tal falência. A administração do Rio de Janeiro, que sofre também (talvez ainda mais) com a bandidagem do colarinho branco, admite, agora no papel, não dar conta de cumprir sua  função constitucional. Delega ao poder federal sua própria obrigação.

E a União, alegando não ter outra opção viável, manda de pronto sua maior e mais efetiva arma: o Exército Brasileiro.  A situação chega a tal caos que colocamos em campo uma força de guerra, e não de controle e ambientação social.

Ao mesmo tempo, governadores de região de fronteira, como nosso MS, pedem que a União tome a mesma iniciativa nas fronteiras com Paraguai e Bolívia (leia mais clicando aqui),  portas de entrada da maconha e cocaína que assolam o País.

E pedem  novamente o uso do que: das forças armadas. Em um país com o passado recente como o nosso, nada impede que os militares, já cumprindo praticamente além da sua função constitucional, possam pensar seriamente – se é que  já  não o fazem – em retornar algumas décadas...

Um País refém da criminalidade, mas não só dela. Refém da falta de escolaridade, de ensino, de reconhecimento da própria história... Pode fechar a porta, perdemos o Brasil.

Quer enviar críticas, xingamentos ou boas ideias: mande para o e-mail vinisquinelo@gmail.com