TJMS - Setembro
(67) 99826-0686
COLUNA

Economia e Negócios

Por Tiago Queiroz

Morte silenciosa, dos empresários!!!

Como os impostos e a falta de incentivo tem matado os empresários brasileiros!

11 JUL 2018
13h27min

Morte silenciosa, dos empresários!!!
Eu tenho visitado muitas empresas nos últimos 60 dias, e o que ouço falar é muita gente que não aguenta pagar tanto impostos. E como gosto muito do assunto, vejo que muito cientista apenas diz para o empresário: “você deveria inserir os impostos no seu custo e simples repassar o dinheiro do cliente para o governo”.
Eu me pergunto e quem dita o preço do seu produto, você comerciante ou o mercado?
É muito difícil dar uma resposta plausível, é como o velho ditado quem nasce primeiro o ovo ou a galinha? Em segmentos alta competitivos, certamente, o mercado vai ditar preços, assim a carga tributária e toda sua complexidade, somada a logística, compra e custos da empresa vão ditar que condições a organização tem que competir no mercado.
Num segmento onde você está na curva de inovação, com produtos diferenciados, certamente você poderá inserir esse custo no seu preço e absorver a carga tributária dos produtos de modo que sua formação de preços permita esse excesso.
O que vejo na correria do comércio é uma tributação estadual que garante seu recebimento primeiro, cobrando antes até do produto estar no estoque da empresa, com uma fiscalização massiva, gerando um alto custo empresarial, como se fosse um sócio do empresário, primeiro o meu, depois o seu, quando na realidade o pequeno empresário brasileiro tem tanto custo que o seu vai vir por último mesmo.
De qualquer forma, a tributação justa seria aquela em que o empresário paga o imposto no momento da venda, ou até mesmo no recebimento, pois assim seria realmente incentivado a investir e crescer.


Tiago Queiroz de Oliveira é economista, palmeirense (o primeiro campeão mundial), esposo da Edicleia e pai do João Mateus e Maria Luiza. Consultor empresarial tendo como clientes o SEBRAE/MS, Instituto Euvaldo Lodi – IEL, SEBRAE/MT, SEBRAE/AL, atuando com consultor para pequenas e médias empresas. Com experiência em Auditoria Tributária, revisão de tributos federais é sócio franqueado do Grupo Studio. Representante da SAGE, maior empresa de software para pequenos negócios do Mundo, atuante em 23 países e com 20.000 clientes no Brasil. Atua também como representante da IOB, serviços de conhecimento para escritórios de contabilidade. 
 (67) 9.9988-0768 / E-mail: valoresconsult@gmail.com

Veja também