Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

O Desmantelamento e a Desintegração do Brasil

À continuar assim, repito, marchamos para uma ruptura das instituições

12 dezembro 2017 - 06h27

Caro leitor ;

Há alguns anos ,em um evento no Orfeão Português do Rio de Janeiro, coube - me proferir umas palavras . Basicamente algo como a comum Pátria Mãe ;as aventuras portuguesas e por aí.....  Inverti a lógica . Realcei que o grande feito de Portugal,muito mais do que as navegações,era a unidade, a coesão da sua colônia na América.O Brasil é a Grande Saga! Portugal, um país mínimo , do tamanho do Espírito Santo , conquista , mantém a integridade ,expande e administra o Brasil.  As diversas ondas migratórias ,fossem as voluntárias ,da Europa e da Asia, ou o tráfico de escravos da Africa e o convívio com os indígenas trouxeram importantes contribuições para a nossa identidade , mas a espinha dorsal da identidade brasileira era /é portuguesa .Os acréscimos dos imigrantes e os dos nativos tinham no idioma,na culinária,na religião , enfim na cultura portuguesa o elemento referencial ,o catalisador que faria o amalgama que formaria e consolidaria o que somos . O nosso propósito aqui é lançar idéias e questionamentos para as nossas reflexões ; para pensar além do dia seguinte ;além dos próximos anos . O Brasil sempre teve como visão ,como aspiração maior tornar - se uma potência. "O País do Futuro" . Mais que um bordão ufanistas , é o sentimento interiorizado por cada cidadão ao longo da história. 

O marco zero do Brasil , como ideia de país, é a Insurreição Pernambucana que pôs fim à longa ocupação holandesa do Nordeste . As figuras de João Fernandes Vieira , Henrique Dias e Potí (Felipe Camarão) simbolizam a integração étnica , a fusão "racial" brasileira. As aspas  não o são apenas pela inexatidão cientifica do conceito, mas principalmente porque , entre nós ,ainda que exista (e muito) racismo tal nunca foi oficialmente assumido e a ideia de um país de todos é ,ao menos, ideologicamente forte . A Batalha de Guararapes é, "de facto", o momento de criação do Exercito Brasileiro . É a afirmação do Estado ,do Poder do Estado , ainda que fossemos uma colônia e a Independência só viesse quase duzentos anos depois .Ali já nos enxergávamos em busca de uma identidade própria e,mais que tal,de uma projeção internacional. 

Saltando à frente, vemos D. João VI , Pedro I ,Pedro II e os Presidentes da República, com destaque os Presidentes Getúlio Vargas , J.K. e os Generais Presidentes seguindo uma linha muito clara de afirmação do Poder Nacional . Havia uma Política de Estado que , como seria natural ,transcendia aos Governos. À guisa de exemplos , temos as articulações  do Presidente Vargas,no Estado Novo,negociando o nosso engajamento no esforço de guerra dos Aliados. Sempre achei , e continuo achando, que Vargas jamais imaginou alinhar - se ao Eixo ; realista sabia que os americanos invadiriam e ocupariam o Nordeste , mas ,sabedor de que para tal haveria um custo, soube negociar de maneira brilhante, tendo sempre em mente o interesse nacional . O General Geisel,não hesitou em ser o Brasil o primeiro Estado a reconhecer a independência de Angola e o seu declarado governo marxista - leninista . Tal aconteceu por ver que o novo país , recém saído do jugo português , confronta - se conosco no "Lago" do Atlântico Sul ,região vital para nós .O controle de tal área é que nos fez aproximar com a África , notadamente a Ocidental . O pragmatismo e o não imediatismo são a base de qualquer política de Estado .É assim que os Estados Unidos , a China , a Alemanha ,a Russia ,o Japão ,a França,a Inglaterra, a Coréia do Sul e os demais países desenvolvidos , e mesmo os menos avançados como a Índia, o fazem. Discutem amplamente , projetam cenários de longo prazo , 2050 , 60 e ,até mesmo,2100 , e  atuam em função dos objetivos definidos. 

A manutenção da unidade nacional é uma clausula pétrea da Constituição e nos cabe, individualmente ,interioriza-la . No entanto a falta um norteamento . A falta de uma Política de Estado que defina as prioridades ,as metas, os objetivos permanentes , os parâmetros de avaliação estão levando celeremente o país para a sua desintegração , para o seu desmantelamento . Não exagero. Veja que no auge da pior crise da nossa História o que mais se observa são grupos querendo manter , e ampliar ainda mais , os seus privilégios . Pela enésima milionésima vez cito a frase do meu amigo Ayrton Aguiar , o "Filósofo Sobralense " ,referindo - se aos políticos da terra dele : " Farinha pouca meu pirão primeiro ".

Assim está o país . A máquina de governo desmantelada. A quadrilha que , a partir de Brasília , domina o Brasil só age,e reage,com a clara intenção de manter o Poder pelo Poder . Falam em uma Reforma da Previdência que , necessária, só teria credibilidade se conduzida por pessoas cuja honradez estivesse acima de qualquer suspeita. 

Como acreditar em um governante que recebia o Josley , agora chamado de bandido, de madrugada , fora de agenda em sua residência oficial e mantinham conversas de parceiros , de cúmplice?

Como acreditar em um governante que tem processo suspenso graças ao fato de  estar "blindado" pela Câmara com a ostensiva e descarada compra de Deputados venais e ordinários?

Como acreditar em um governante que,com o Joesley, mantem conversas nada republicanas no sentido de manter o Eduardo Cunha de boca calada?

Como acreditar em um governante que recebia o Eduardo Cunha , de quem procura a imagem afastar, com a maior cordialidade, também fora de agenda ?

Como acreditar em um governante que orienta o tal do Loures a apanhar a mala com quinhentos mil reais? 

Quem é o dono dos quinhentos mil? Seria descabido suspeitar do "prisidenti" como o principal beneficiário?

Como acreditar em um governante que, ainda como Vice Presidente no governo Dilma, foi o padrinho da nomeação do Gedel Vieira Lima,o das malas com 51 milhões de Reais, na Caixa Econômica e tão logo sentou - se no Palácio do Planalto pôs o Gedel ali colado com ele como um dos mais poderosos ministros do Governo?

Como acreditar em um governante que tem como seu porta voz na Câmara , agora promovido a Ministro,encarregado da articulação política,o Deputado que era o Chefe da Tropa de Choque do Eduardo Cunha? 

Em nossas antigas conversa , lá atrás, dizia que era uma Guerra de Quadrilhas. Reafirmo.

Agora vendem o país na Bacia das Almas . Os de sempre e mais a China , com fome voraz , chegam para levar tudo . Estes, os chineses, estão ali do outro lado; na Africa. Nos tiraram de lá . 

Esperar o que  de um governo em que os principais asseclas do "temer" ou estão presos ou protegidos ,"blindados" como moreira "ANGOTOX"frango ,elizeu padilha e tantos similares ?

NADA ! Deste (des)governo não há o que de positivo esperar!

Assusto - me ao ver , em diversos pontos do Brasil as pessoas falando em separação!

Assusto - me ao ver por todo país um quadro de completa falta de decoro nos mais elevados cargos federais ,estaduais e municipais. 

Assusto me ao ver o Tóffolli (Ministro do S.T.F.e duas vezes reprovado em concurso para Juiz de Primeira Instância), com a maior SEM CERIMÔNIA ,pedir vistas de um processo já com a votação definida ,apenas para obstá-lo .

Assusto me ao ver o Gilmar Merdes agir como um advogado de interesses subalternos e NUNCA ser chamado às falas.

Assusto - me em ver as negociações no Parlamento saírem do que seria seu curso normal e transformarem - se em uma feira livre de oportunidades escusas.

Há anos peço um Governo de consenso,de União Nacional , de Salvação Nacional ,fundado em um Projeto Nacional emergencial e ,também, de longo/longuíssimo prazo.

É querer muito?

Claro que é ! Com a turma que aí está..............

Depois querem prender o General Mourão que, EM AMBIENTE FECHADO , RESTRITO, falou o que todo brasileiro sério , patriota , nacionalista sente, pensa.

À continuar assim, repito, marchamos para uma ruptura das instituições.

Tenho certeza que as Forças Armadas NÃO assistirão inertes o desmantelamento e a desintegração do Brasil.

Até a próxima