Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Only The Brave: a luta contra o fogo...

Trabalho perigoso

03 agosto 2018 - 14h06

A semana terminando e outra dica do Top Pipoca chegando! Bora lá!

Dessa vez a dica tá na grade da HBO, deve estar passando de novo logo menos, confere a programação diária.

Only The Brave, ou Homens de Coragem, é baseado em fatos reais, e conta a história dos Granite Moutain Hotshots, bombeiros que se puseram a frente do fogo nas florestas do Arizona em 2013 mas, infelizmente em Yarner Hills morreram 19 bombeiros desta força especial antes chamada de Brigada 7.

Nada disso é spoiler; a história é conhecida.

O único sobrevivente é Brendan McDonough (Miles Teller) que ficou para contar a história dos seus colegas, que o acolheram numa fase difícil de sua vida, quando descobriu que seria pai e resolveu mudar de estilo de vida. O super intendente da brigada, Eric Marsh (Josh Brolin) foi o que mais lutou por ele e pra que a equipe conseguisse uma certificação de força especial do trabalho de lutar contra incêndios em florestas.

Sim, o fogo é o principal vilão do filme pra esses 20 homens mas o foco é tudo o que está ao redor desses caras: desde o treino com simulações do que é estar numa situação de pânico até momentos em que era necessário se abrigar, ou tentar se abrigar. Além, é claro do que vinha depois do trabalho, com suas famílias que ficavam aliviadas quando eles voltavam sãos e salvos e sabendo que no outro dia a seguir tinham repetidos os mesmos sentimentos de angústia e incerteza do dia anterior.

Vários momentos mostrados são dessa interação com as mulheres, em especial de Amanda Marsh (Jennifer Connely), mulher de Eric, acompanhando como ela lida com a profissão e o passado do marido.

O diretor Joseph Kosinski fez um lindo trabalho ao pegar uma história tão dolorosa e transformá-la em um filme considerado como guerra histórica por toda essa intensidade emocional cravada por detrás dessa realidade sufocante. O dia 30 de Junho de 2013 foi uma das grandes perdas do bombeiros, ficando atrás só do 11 de Setembro.

Only The Brave, Homens de Coragem é um filme que retrata como é a vida de profissionais que têm em mãos a responsabilidade de cuidar de milhares de pessoas sem nem as conhecerem; profissionais que dão sua vida para nos proteger e o que importa pra eles não é o que está a sua frente, o fogo amedrontador, mas sim quem está do lado deles, seus companheiros de luta.

5 pipocas!

Como homenagem abaixo listo o nome de cada bombeiro de brigada e quem os interpreta.

Faziam parte daquela comunidade mais 18 bombeiros: Jesse Steed (James Badge Dale), Andrew Ashcraft (Alex Russell), Travis Carter (Scott Foxx), Robert Caldwell (Dylan Kenin), Dustin DeFord (Ryan Busch), Grant Mckee (Sam Quinn), Chris MacKenzie (Taylor Kitsch), Sean Misner (Kenny Miller), Wade Parker (Ben Hardy), John Percin Jr. (Nicholas Jenks), Anthony “Baby-G” Rose (Jake Picking), Joe Thurston (Matthew Van Wettering), Travis Turbyfill (Geoff Stults), William Warneke (Ryan Jason Cook), Clayton Whitted (Scott Haze), Kevin Woyjeck (Michael McNulty) e Garret Zuppiger (Brandon Buch).