Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Summer of 84: Os anos 80 em alta...

Será que é ele?

18 setembro 2018 - 10h58

Os anos 80 são sensacionais e Hollywood nunca esquece desse tempo bom. Os Goonies, Meus Vizinhos são um Terror, Conta Comigo e Deu a Louca nos Monstros são alguns dos exemplos memoráveis de toda Sessão da Tarde.

Ah, e tem também tem os mais novos sucessos Strangers Things e o remake It: A Coisa que representam muito bem a década.

E Summer of 84 bebe da mesma fórmula e foi exibido no Festival de Sundance em janeiro desse ano.

O filme se passa, como o nome já diz, no verão de 1984 e segue o cotidiano de 4 garotos nos áureos 15 anos: Davey, Tommy, Woody e Curtis. Eles basicamente estão explodindo hormônios e querem loucamente provar sua masculinidade. Vivem fazendo piadas sobre a mãe dos outros e adoram espiar a vizinha tirar a roupa. Até que um dia Davey, que é fascinado por teorias da conspiração ouve na TV que um serial killer está a solta. Assim, nesse vai e vem, começa a suspeitar que seu vizinho, Mr. Mackey, um policial, é o assassino em questão e então convence os amigos de investigar para descobrir se o cara realmente é o culpado.

O mais legal do longa é que a pegada é mais violenta e sombria, diferente daquela atmosfera aguinha com açúcar de outras produções que eu citei.

No roteiro os diálogos são o mais inocente e descontraído possivel mostrando que nada da investigação pode ser tão perigoso assim - o que claramente o é. E as cenas: praticamente um déjà vu de outros sucessos oitentistas.

O elenco dá o melhor de si e o resultado é animador. Te levam pra dentro da história. Musicalmente a vibração e o carisma são impagáveis e o design de produção nitidamente têm olho clínico para fazer cada frame saltar aos olhos. E o melhor: não ficam jogando mil referências no nosso colo.

Summer of 84 é saudosista e empolgante e sem querer dar spoiler, o final de conclusão derradeira, alça o patamar e justifica completamente a sessão.

5 pipocas, e como diz o protagonista Davey, "todo serial killer é vizinho de alguém". Cuidado!