Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos...

Ver ou não ver...

10 maio 2018 - 10h09

O Top Pipoca também prestigia o cinema nacional e ontem acompanhamos um deles.

Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos é um filme de Paulo Nascimento que mostra Vitório (Edson Celulari) um deficiente visual que trabalha como pizzaiolo num restaurante no Bixiga, onde também mora com a esposa Clarice (Soledad Villamil), a filha Alicia (Giovana Echeverria), e o garçom que o acompanha, Cleomar (Leonardo Machado). Apesar das diculdades ele já se sente feliz e consegue se adaptar muito bem à sua realidade.

Porém, um dia, mesmo com uma percepção equilibrada de sua condição e acostumado, sua situação é "ameaçada" pela oportunidade de uma intervenção cirúrgica que pode lhe devolver a visão, que ele perdera muito cedo.

O que você faria se fosse cego e descobrisse essa chance?! O reestabelecimento da visão facilitaria muito a vida os outros e você reeaprenderia tudo que viveu até hoje. E aí?

Uma mulher bonita, uma boa pizza e até o jogo do amado Corinthians eram vistos de um jeito diferente por Vitório mas agora poderiam ser mais bem aproveitados. Tudo será revisto quando ele aceitar mudar mas alguns dilemas acabarão balanceando sua decisão.

É claro que essa mudança é relativa: o olho de cada um enxerga diferente se será uma boa ou uma terrível idéia. É um caminho esburacado a se seguir.

Além do drama evidente, neste ensaio sobre cegueira, servem aqui de colírio umas boas pingadas de humor que deixam o drama um pouco menos sofrido e dão uma boa açucarada na trama.

A grande mensagem de Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos é que o “o essencial é invisível aos olhos”.

Cada um reagiria de uma forma pessoal com relação a uma possibilidade dessas.

O ponto forte e essencial da coisa toda é que precisarmos ver um cego pra nos ensinar a entender e respeitar outro ponto de vista. Conhecer um mundo diferente nos faz ver o futuro de uma forma mais igualitária.

5 pipocas!