(67) 99826-0686
Ulsan
COLUNA

Economia e Negócios

Por Tiago Queiroz

Tributos Monofásicos!

16 MAI 2018
05h00min

Um dia desses falamos da complexidade da carga tributária no Brasil e prometi aos nossos leitores que falaríamos com detalhes dos impostos.
Além dos 100 tributos brasileiros, temos também o tal do PIS/COFINS MONOFÁSICO, um método de arrecadação instituído pela Receita Federal do Brasil, onde a indústria fica responsável pela arrecadação dos impostos por toda a cadeia produtiva. Em resumo, a indústria recolhe e ninguém deve pagar novamente o PIS/COFINS.
E o que isso impacta a pequena empresa?
Vejamos, se você é uma AUTO PEÇAS, MECÂNICA, FUNILARIA, FARMÁCIA, REVENDA DE COSMÉTICOS, BAR E RESTAURANTE, CONVENIÊNCIA E MINI MERCADO, mesmo sendo optante do SIMPLES NACIONAL, existe uma série de produtos que você vende que são MONOFÁSICOS, ou seja, já foram cobrados da indústria e você paga novamente, ou melhor, uma grande parte paga novamente.
Isso se dá pelo fato de ser necessário organizar seu sistema para SEPARAR cada item, identificando aqueles que já foram pagos pela indústria ou distribuidora para que você não pague duas vezes, evitando assim o pagamento indevido de impostos.
E hoje diante do momento que as empresas estão, ninguém pode se dar ao luxo de pagar por algo que realmente não precisa, e principalmente se falando de carga tributária. Por tal motivo é importante organizar sua empresa e fazer usar a seu favor o que já é previsto na Lei das Pequenas Empresas e também em leis específicas.
Temos vários clientes que foram atendidos por nós e hoje pagam o imposto que realmente deve, com a tranquilidade de usar a lei a seu favor. Se a sua empresa atua nesses segmentos é fundamental avaliar se está pagando impostos de forma errônea. 

São meus parceiros: Elias do Escritório CONTAGUERRA (Sidrolândia), Edson da Farmácia do Edson (Amambai), e o pessoal da SOUZAMAQ (Amambai).

 

Tiago Queiroz de Oliveira é economista, palmeirense (o primeiro campeão mundial), esposo da Edicleia e pai do João Mateus e Maria Luiza. Consultor empresarial tendo como clientes o SEBRAE/MS, Instituto Euvaldo Lodi – IEL, SEBRAE/MT, SEBRAE/AL, atuando com consultor para pequenas e médias empresas. Com experiência em Auditoria Tributária, revisão de tributos federais é sócio franqueado do Grupo Studio. Representante da SAGE, maior empresa de software para pequenos negócios do Mundo, atuante em 23 países e com 20.000 clientes no Brasil. Atua também como representante da IOB, serviços de conhecimento para escritórios de contabilidade.
Atualmente também desenvolve a função de Relações Institucionais no Escritório Jurídico PMB Advogados Associados.
 (67) 9.9988-0768

Veja também