A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

22/03/2017 11:58

A+ A-

'Auto da Compadecida' estreia nesta quarta-feira em Dourados

Peça concebida pelo curso de Artes Cênicas da UFGD será encenado hoje e amanhã na Unidade II e sábado no Teatro

O espetáculo "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, estreia nesta quarta-feira. A montagem é da 7ª turma de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados.

As sessões, com entrada gratuita, acontecem, hoje e amanhã, no Núcleo de Artes Cênicas da Unidade II da UFGD e, no sábado, será encenada no Teatro Municipal. Ambas as apresentações começam às 20h. Para assistir, é preciso retirar senhas que serão distribuídas nas bilheterias a partir das 19h.

A ideia de conceber a peça está inserida no "Projetão", que se configura como uma ferramenta metodológica para o ensino das Artes Cênicas na UFGD. Com isto, os estudantes têm a oportunidade de experimentar diversos campos de atuação profissional da cena: aspectos técnicos, de produção, desenvolvimento e confecção de elementos cênicos, além do processo de interpretação.

Desde 2011, o "Projetão", já produziu com os estudantes de Artes Cênicas da UFGD, várias obras teatrais como: "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare (2011); A Alma Boa de Setsuan", de Bertolt Brecht (2012); "Marat-Sade" de Peter Weiss (2013); "Um Chapéu de Palha de Itália", de Eugène Labiche (2014); "Liberdade, Liberdade", de Millôr Fernandes (2015).

A trama de "Auto da Compadecida" se passa em meio ao sol do Nordeste brasileiro, os pobres sagazes João Grilo e Chicó criam artimanhas pelo pão de cada dia, aproveitando a fraqueza ou o orgulho de pessoas ditas importantes para elaborar situações lucrativas, envolvendo até um gato que "descome" dinheiro. Tais peripécias são interrompidas por várias mortes pelo cangaceiro Severino e os mortos se encontram no Juízo Final onde serão julgados no Tribunal das Almas.

"A concepção da peça se utiliza de pesquisa no teatro popular e de características do circo-teatro, como é sugerido pelo próprio Ariano Suassuna em seu texto", afirma diretor Marcos Chaves.

Ele ressalta que o elenco é formado por 34 alunos-atores do curso de Artes Cênicas da UFGD. Eles se dividem nos três atos da peça, ocorrendo participação múltipla de cada personagem."Isto fará do espetáculo uma releitura do texto de uma forma inusitada e, acreditamos, potencializa seu grau de comicidade, pois haverá um casting diferente em cada ato", argumenta Chaves.

Ficha Técnica

Elenco: Alexandre Medina, Amanda Pessoa, Áurea Novaes, Camila Rosa, Carlos Rafael, Cláudio Barrios, Éveli Schaedler, Gabriella Rios, Gui Pimenta, Guigas Lemes, Igor Abreu, Jefy Hugen, João Mota, José Rigato, Ju Tonin, Kerollay Costa, Laiz Queiroz, Lucas Nohler, Lucas Oliveira, Maria Luiza, Marina Cucco, Michel Stevan, Muriel Siqueira, Nadia Silva, Renan Nunes, Ronei Farias, Rosenil Lima, Salomão Azevedo, Samara Gobira, Társila Bonelli, Tatiane Santos, Thalia Ferreira, Tig Vieira e Victor Angel.

Assistência de Direção: Rodrigo Bento e Beto Mônaco.

Preparação de Atores: Ariane Guerra, José Parente e Vinnie Oliveira.

Assessoria de Produção: Natália Mazarim e Talita Raquel .

Colaboração: Junior Souza, Karla Neves e Leonardo Afonso.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias