A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

05/09/2018 18:13

A+ A-

Ceinf Maria Carlota comemora 10 anos com teatro encenado por alunos

Repertório foi desenvolvido pela equipe do Ceinf e resgatou também importantes períodos da cultura brasileira

Com danças e números musicais que remetiam ao Rio de Janeiro do início do século passado, os 193 alunos do Ceinf Maria Carlota Tibau de Vasconcelos comemoraram na tarde desta quarta-feira, os dez anos de criação do Centro de Educação Infantil, localizado no Bairro Paulo Coelho Machado.

Do berçário até a creche 2, as crianças, com idades entre zero e três anos, resgataram também importantes períodos da cultura brasileira, dançando ao som de canções como  Tico Tico no Fubá,  imortalizada na voz de Carmen Miranda e Canta, Canta Minha Gente, de Martinho da Vila.

Todo o repertório foi desenvolvido pela equipe do Ceinf, que conta com 52 funcionários, para servir como pano de fundo e valorizar a história de vida de Maria Carlota,  uma das mais importantes figuras da sociedade campo-grandense, reverenciada por suas obras sociais e que chegou a ser primeira-dama de Campo Grande, por seis meses.

Desde seu nascimento, em fevereiro de 1911, até seu falecimento, em 2002, além do seu trabalho assistencial, toda sua trajetória foi relatada por meio de uma encenação feita pelas crianças do Ceinf , que começaram a narrativa da peça contando sobre a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, onde Maria Carlota nasceu e casou-se com o médico Arthur de Vasconcelos Dias, com quem conviveu por 54 anos.

Na sequência, as crianças mostraram a vinda do casal para o então Mato Grosso, onde os dois formaram família e tiveram seus quatro filhos e dez netos. Emocionado com a homenagem feita à sua mãe, o médico Fernando Augusto Tibau de Vasconcelos Dias, que pela primeira vez esteve na unidade, lembrou do caráter benevolente  da dona de casa que nunca deixou de atender aos carentes.

“Ela sempre foi muito dedicada à família, se preocupava com a nossa felicidade, mas nunca deixou de ajudar quem chegava em casa. Ver essa homenagem feita por crianças me deixa muito feliz porque ela era muito dedicada às crianças”, disse o médico.

Pedagógico

A diretora do Ceinf, Adriana Mateus Albernaz Goellner , explicou que o resgate da biografia de Maria Carlota envolveu toda a equipe da unidade, e que através deste trabalho, os profissionais buscaram resgatar uma parte da história da Capital, valorizando o conteúdo pedagógico.

“É importante a comunidade escolar conhecer sobre as pessoas que foram importantes não apenas para a educação, mas para a sociedade como um todo. As crianças já estão habituadas a participar de mostras culturais. Desde cedo mostramos a elas a importância de valorizar a história e de expressarem através da linguagem artística, o que aprenderam”, ressaltou.

A diarista Deisiane da Silva Santos, mãe da pequena Heloísa, de dois anos, contou que ficou surpresa com a desenvoltura das crianças nas apresentações. “Nunca tinha assistido uma. Fiquei feliz de ver minha filha e acho importante desde cedo eles participarem dessas atividades porque é uma forma de aprender brincando”, ressaltou.

A promotora de vendas, Flavia Macedo , compartilha da mesma opinião. “Diversão com aprendizado é mais produtivo. Percebo que minha filha aprende os conteúdos com mais rapidez”, afirmou. Segundo ela, destacar a biografia de Maria Carlota na comemoração é fundamental para ensinar sobre a história regional.  “Foi uma forma de mostrar o trabalho dela para a comunidade, que aprendeu mais hoje sobre a história do Ceinf”, concluiu.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias