Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cultura

Cineclube leva ao MIS o filme “Os Sonhadores” regado a café

A ideia é propor uma conversa em que todos os participantes são convidados a dar suas opiniões

31 agosto 2016 - 17h28Por Assessoria
Cineclube leva ao MIS o filme “Os Sonhadores” regado a café

O Cine Café – mais novo cineclube de Campo Grande, exibe nesta quarta-feira (31) seu primeiro audiovisual com o filme “Os Sonhadores”.  O Cineclube surgiu depois de uma conversa – regada a altas doses de cafeína – na qual se discutiu a falta de espaços que permitam a reflexão sobre cinema em Campo Grande. Mais do que exibir filmes, a proposta é estudá-los, discutí-los e trazer a reflexão para o cotidiano. A ideia é propor uma conversa em que todos os participantes são convidados a dar suas opiniões.

“Com exibições mensais, o CineCafé irá realizar ainda reuniões quinzenais nas quais serão tratados temas específicos ligados a questões cinematográficas, interpretações de grandes obras, discussões sobre diretores importantes. Para setembro, por exemplo, a conversa se dará em torno da obra de Almodóvar e sua relação com o desejo”, diz o jornalista Thiago Andrade, criador do cineclube.

Além do enfoque cinematográfico, propõe-se uma leitura filosófica – o nome do projeto,  evoca os cafés filosóficos, em que debates sobre questões do pensamento eram centrais.

CineCafé

De acordo com Andrade,  “Os Sonhadores” foi escolhido porque evoca a França dos anos 60, quando o movimento cinéfilo ganha força em meio a protestos civis e manifestações políticas. Dirigida por Bernardo Bertolucci, a produção retrata a explosão do mundo, onde três jovens se enclausuram em um apartamento parisiense, até que as questões políticas que se anunciavam lá fora irrompem por uma janela. “O filme é um manifesto do que o CineCafé pretende ser”, pontua Andrade.

Além do jornalista Thiago Andrade, a criação do cineclube conta com a parceria da advogada Kézia Miranda. O grupo  reúne ainda as estudantes Deborah Nasser, Déborah Carneiro, Maria Suppo e Thais Barros; os advogados Natanael Marques, Marcos Caio Moro; e o jornalista João Carlos Costa.

A exibição tem início às 19h e será no MIS, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3° andar. A exibição é gratuita. Antes do filme, o público poderá degustar um cafézinho na recepção.