A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cultura

há 5 anos

A+ A-

Coletivo Terra Vermelha realiza o evento “Povos indígenas de MS: Vida e Resistência”

A proposta do CTV é realizar um evento desse tipo pelo menos uma vez ao mês, sempre com a presença de lideranças indígenas

O Coletivo Terra Vermelha (CTV), organização que apoia a luta dos povos indígenas no MS, irá realizar o evento “Povos indígenas de MS: Vida e Resistência”, no dia 19 de fevereiro, com início às 18:30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), que fica na Av. Fernando Correia da Costa, nº 559, Centro. A proposta do CTV é realizar um evento desse tipo pelo menos uma vez ao mês, sempre com a presença de lideranças indígenas, convidando os demais parceiros que tenham vontade de se juntar na causa.

Nessa primeira edição a programação começa com uma exposição de artesanato indígena, às 18:30, posteriormente será exibido o curta “Kunumi Pepy”, produção audiovisual da Associação Cultural dos Realizadores Indígenas (ASCURI), às 19:30 uma mesa redonda sobre a atual conjuntura com a presença de Lindomar Terena e Rosaldo, do povo Kinikinau. Após a fala das lideranças, o debate será aberto ao público.

Esse primeiro evento conta com o apoio de várias entidades: Imaginário Maracangalha, CIMI, Aty Guasu, Conselho do Povo Terena, CDDH Marçal de Souza, CPT, MST, CA Artes Visuais, Coletivo de Mulheres Negras, Juristas pela Democracia- MS, Núcleo de Agroecologia de MS, Instituto Pantanal Sul, Jornalistas pela Democracia, Mulheres Unidas pela Democracia, ADUFMS, ANPED, Associação Brasileira de Agroecologia, Articulação Nacional de Agroecologia, Teatral Grupo de Risco, ASCURI, Coletivo Taquara, Campanha Emergencial e Centro de Economia Solidária.

Desde 2012 o CTV vem atuando como apoiador da luta dos povos indígenas, utilizando as redes sociais para denunciar as violações de direitos que acontecem contra os indígenas no estado. Além disso, este Coletivo já organizou diversas manifestações em vias públicas, campanhas de arrecadação de alimentos e roupas para as comunidades, exposição de quadros sobre a temática, participa também das grandes assembleias indígenas, como a Aty Guasu (dos Guarani e Kaiowá) e Conselho do Povo Terena, ou seja, uma militância envolvendo várias frentes.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias