A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

17/01/2019 14:37

A+ A-

Cordão tradicional do Carnaval da Capital, Valu vai ganhar documentário

Documentarista já iniciou a captação do material

A trajetória do Cordão Valu, nos seus 12 nos de existência no carnaval de rua em Campo Grande, vai virar documentário. A documentarista gaúcha Lizandra Moraes e o cinegrafista Alan Caferro, já iniciaram o trabalho de captação das informações, reportagens, histórias e imagens sobre o grupo.

A dupla já registrou o primeiro pré-carnaval do Valu, no sábado, 12, na Jeremias Casa de Shows, e estará documentando todos os demais pré-carnavais deste ano, do Cordão e, é claro, as duas apresentações do Valu no Carnaval, nos dias 2 e 5 de março.

Segundo Lizandra, que comanda a empresa Pinceladas na Tela, o Doc vai contar também com depoimentos de Silvana Valu e Jeferson Contar, os líderes do Cordão, de outros fundadores, e de pessoas ligadas ao Carnaval de Campo Grande, que irão falar sobre a importância do grupo carnavalesco para a cultura popular da Capital.

A iniciativa de produzir um documentário sobre o mais tradicional cordão da cidade, partiu da própria Lizandra, que procurou Silvana e Jeferson, e propôs o trabalho.

“Logo que conheci o Cordão, me apaixonei pela história da Silvana Valu e Jeferson Contar, e o amor deles pelo Carnaval. Também amei o Cordão e a relação do grupo com Campo Grande. Então, pensei: quero contar essa história!”, explica a documentarista.

Como profissional, Lizandra participou da elaboração de um trabalho sobre os 40 anos da Divisão do Estado, em 2017, e de uma produção americana, o filme “West Land”, que retrata o Pantanal.

Para a produção do Doc do Cordão Valu, Lizandra faz um apelo para todas as pessoas que tiverem documentos, fotos, vídeos e reportagens sobre o grupo, que possam disponibilizar esses materiais. O e-mail dela é: lizandradiasmoraes@gmail.com.

De acordo com a documentarista, assim que reunir todo o material, ela irá procurar as distribuidoras.

Para Silvana Valu, contar a história do Cordão por meio de um documentário, “é a comprovação da importância do grupo no contexto do carnaval de rua independente, e da cultura popular de Campo Grande”.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias