Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Cultura

Escolas do município receberão projeto que valoriza filmes produzidos em Campo Grande

O objetivo do projeto é divulgar os filmes aos adolescentes, público que nem sempre consegue ter contato com este tipo de material

23 março 2018 - 15h54Por PMCG

A partir desta segunda-feira (26), sete escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) receberão o projeto Campo Grande na Tela, que destaca produções cinematográficas da Capital através de 20 curtas-metragens produzidos na cidade. As películas mostram, além das paisagens, os personagens que marcaram a história de Campo Grande. O objetivo do projeto é divulgar os filmes aos adolescentes, público que nem sempre consegue ter contato com este tipo de material.

Desenvolvido pela Marruá Arte e Cultura, o projeto conta com recursos do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundos da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande.

A primeira escola a receber o projeto será a “Arlindo Lima”, localizada na região central. As exibições acontecerão na segunda-feira (26) e terça-feira (27), pela manhã e tarde. Já nos dias 10 e 11 de abril será a vez da Escola Municipal “Hércules Maymone”, que fica no Nova lima, na região Segredo, onde a exibição será aberta ao público.

As demais escolas contempladas pelo projeto são: “Professor Nagib Raslan”, no Jardim Petrópolis, “Consuleza Margarida Maksoud Trad”, no bairro Estrela Dalva, na região Prosa; “Professor Múcio Teixeira Júnior”, na Vila Carlota, que fica na região Bandeira; “Irene Szukala’, localizada no Jardim das Hortências, na região Anhanduizinho e “Dr. Tertuliano Meirelles”, no bairro Caiçara, na região Lagoa.

Após as sessões, será promovido um debate com diretores, atores, produtores, jornalistas e profissionais que compõem o universo do cinema local, juntamente com professores da escola e os alunos.

A curadoria do projeto foi feita pela fotógrafa e videomaker Elis Regina Nogueira e possui cinco programas diferentes que serão exibidos de acordo com o público alvo de cada instituição de ensino.

“De projetos que desenvolvemos surgiram vários curtas. Percebemos que havia um acervo deles bastante relevantes e reveladores sobre a cidade em que moramos. Diante desse repertório pensamos ser importante transmitir esse conhecimento às novas gerações, produzindo mostras para exibição nas escolas”, explica Belchior Cabral, coordenador do projeto.

Antes de exibir os curtas-metragens nas unidades, integrantes do projeto irão até o local com um guia pedagógico explicando como funciona o projeto e apresentando os filmes que participam das exibições. Há também sugestões de temas e exercícios sobre o conteúdo gerado a partir deste contato com o cinema que podem ser aproveitados em sala de aula nas disciplinas de História, Literatura, Português, Geografia e Artes.

Entre os diretores que assinam as películas estão Joel Pizzini, Cândido Alberto da Fonseca, Essi Rafael, Nathália Tereza, Fábio Flecha e Roberto Leite.