A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

28/04/2017 15:45

A+ A-

Escritor lança livro de contos dedicado ao público infanto-juvenil nesse sábado em Campo Grande

Obra tem características de poesia e tem na lua sua maior expressividade

O escritor Edson Lodi, lança, às 19h30, desse  sábado (29), o 'Madiha', seu primeiro livro de contos dedicado ao público infanto-juvenil, que possuiu características de poesia e tem na Lua sua maior expressividade. O lançamento da obra ao público acontece no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, na Avenida Calógeras, 3000. 

A obra se propõe a encantar leitores de qualquer idade, pelo lirismo que a caracteriza e pela fina espiritualidade contida nas narrativas. Os três contos presentes no volume – “Madiha”, “Ife, o peixinho” e “Gabriela” – se entrelaçam numa fábula tecida, com extrema delicadeza, pela linguagem poética. E da memória. Através delas, Lodi recupera o sentido original das palavras que, como laços invisíveis, vinculam o ser humano às forças primordiais da natureza, mais especialmente à Lua, Mãe das Mães, que tem o domínio sobre as águas – todas as águas. 

Como diz o narrador, na introdução do livro, “Ela prateia as águas, doces ou salgadas, os pequeninos fios d’água ou os amazônicos rios de chuvas torrenciais. As noites úmidas e as águas miudinhas que molham a relva, serenos invisíveis de sua luz, dimensão maior de seu carinho, a tudo ela prateia”.

Em complemento, a ideia do escritor diz  “Ainda, em seu domínio estão as águas, que no ventre materno agasalham e nutrem as crianças enquanto esperam o momento de nascer e abrir seus olhos à natureza”. A Lua reina, pois, nestas histórias singelas, mas poderosas, “como quem passeia silenciosa e calmamente à beira-mar. Ou como a flor sob o relento, onde pousa o doce olhar de uma mulher”. E eis que surge aqui outro elemento essencial dessas fábulas: o feminino, a força geradora, maternal e matricial, que dá e alimenta a vida. 

Conforme Lodi, é no sentido de um retorno ao núcleo original da vida, que liga o passado ancestral ao momento presente do mundo desencantado e carente, que se desenvolve a história da jovem Madiha, nascida em uma tribo africana que enfrenta as consequências de uma terrível seca, e de sua jornada para o reencontro com seu filho e com o seu povo, dos quais se separou após cair do navio durante uma tempestade em alto-mar. A saga de Madiha é retomada na história de Ife, o peixinho, que, preso num pequeno aquário sonha a liberdade maior do vasto oceano, e da menina Gabriela que possibilita a realização desse sonho, recuperando o significado ancestral da experiência vivida por sua antepassada. 

No livro Madiha, sua escrita poética é enriquecida substancialmente pelas ilustrações de Tiago Hoisel e Cecília Lodi, bem como pelo projeto gráfico de Thaís Damião e Raquel Simões Hoisel. 

(Edson Lodi dedica a obra ao público infanto-juvenil - Divulgação)

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias