A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

23/02/2018 14:46

A+ A-

Espetáculo Teatral 'Pantanália' percorre Ceinfs da Capital

Apresentações será gratuitas, e ao final, o elenco do espetáculo fará uma conversa dinâmica demonstrando os bonecos para as criança

O espetáculo “Pantanália” inicia o circuito de 10 apresentações em diferentes Centros de Educação Infantil na próxima semana. A peça é uma montagem do ator, diretor e bonequeiro Wilson Motta e tem como um dos objetivos possibilitar o acesso das crianças ao teatro. 

Em Campo Grande, mais de 6.000 crianças estão matriculadas nos 99 Centros de Educação Infantil (Ceinf), o teatro vem como um meio de contribuir na formação destas crianças, a medida em que estimula, por meio da arte, a imaginação e o senso criativo, de forma lúdica ao desenvolvimento cidadã. 

O Projeto percorrerá seis das sete regiões da cidade: Região do Anhanduizinho, do Bandeira, Imbirussu, da Lagoa, Prosa e Região da Mata do Segredo, com uma apresentação em cada Ceinf destas regiões escolhidos de acordo com o número populacional destes locais. As apresentações será gratuitas, e ao final, o elenco do espetáculo fará uma conversa dinâmica demonstrando os bonecos para as crianças.

 Jacarés, onças, capivaras, araras, garças, tuiuiús, peixes, tartarugas e cobras estão em cena no espetáculo PANTANÁLIA. São mais de 50 bonecos que cantam, dançam, brincam e lutam pela sobrevivência. Um musical, sem palavras, ressalta as formas e movimentos que retratam a vida de aves, peixes e animais, numa forma lúdica e que encanta a atenção das crianças. 

A peça, montada em 2013, está com novidades para este circuito, a música que faz homenagens a artistas regionais, será realização da música ao vivo por Felipe Brito. Um jacaré humanizado dança Vida Cigana de Geraldo Espíndola, fazendo uma referência ao grupo Funk-se. A canção Solidão de João Fígar, serve de trilha para o balé dos peixes. Almir Sater aparece em cena tocando na beira dos corixos, animando os animais que se embalam ao som de sua viola. Tetê Espíndola canta Piraretã, com seu raro timbre de voz. 

A montagem é do grupo de bonecos Tareco-Treco e nome do espetáculo foi inspirado no grupo de dança Pantanália, que fez sucesso em Campo Grande na década de 80.  “Tudo é dançado. É um bailado, uma espécie de balé dos animais”, afirma Wilson Motta.

Wilson Motta esclarece que a proposta é mostrar o dia-a-dia dos moradores do pantanal. “A peça começa com o nascer o sol e termina com o anoitecer, mostrando de forma lúdica o cotidiano das aves e animais. Quem não conhece o pantanal vai ter uma ideia da diversidade do ambiente”, diz Motta.  

No trabalho tudo é feito aos olhos do público, que podem observar como é feita a manipulação dos bonecos. São tuiuis dançantes, filhotes de capivaras brincando alegremente pelos corixos, sapos famintos em busca de insetos, cardume de peixes fugindo dos jacarés, borboletas fazendo cócegas nas flores.

O Circuito Pantanália é um projeto aprovado no Edital de Fomento ao Teatro (FOMTEATRO/2017), por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Trinta anos esculpindo personagens

Wilson Motta confecciona bonecos há mais de 30 anos e é considerado um dos melhores bonequeiros do Estado. Desempenha inúmeras funções dentro das artes cênicas, como aderecista, figurinista, cenógrafo, arte educador, iluminador e sonoplasta. Fez cursos com os melhores professores de teatro do país, como Ulisses Cruz, Alcione Araújo, Amir Haddad, Bia Lessa, entre outros. Já participou de mais de 100 trabalhos entre teatro, dança, televisão e publicidade e já perdeu a conta de quantos personagens já criou. Por inúmeras vezes foi premiado pelo seu brilhante e reconhecido trabalho.

Para este espetáculo, o artista plástico usou a técnica de bonecos de vara e de fio. São bonecos feitos de isopor e madeira, alguns foram revestidos de pelúcia semelhantes às peles dos animais. Os personagens se movem através da manipulação dos fios de naylon e das varetas, além de gatilhos que movimentam as boca. A peça é direcionada a crianças de três a oito anos.

Locais de apresentação

Região Anhanduizinho 

Ceinf Aero Rancho 2 
Rua : Globo de Ouro , 862 
26/03/2018 às 13h30 

Ceinf Verá Alba Congro Bastos 
Rua : Tv. Marinheiro Mediterrâneo, 119 
27/02/2018 às 13h30 

Região Bandeira 

Ceinf Juracy Galvão de Oliveira 
Rua: Marinês Souza Gomes , sn
28/02/2018 às 13h30 

Ceinf Clebe Brazil Ferreira 
Rua : Padre Mussa Tuma , 805 
01/03/2018 às 13h30 

Região Imbirussu 

Ceinf Aloina de Oliveira Soares 
Rua: Barão de Mauá ,477
02/03/2018 às 13h30 

Região da Lagoa 

Ceinf Alba Lucia Splengler dos Santos Pereira 
Rua : Av. Gal. Alberto Carlos Mendonça Lima , 2827
19/03/2018 às 13h30 

Ceinf Claudio Marcos Mancini 
Rua : Tupi , 624 
20/03/2018 às 13h30 

Região do Prosa 

Ceinf Maria Dulce Prata Cançado
Rua : Indianápolis 
21/03/2018 às 13h30 

Região da Mata do Segredo 

Ceinf Cordeirinho de Jesus 
Rua : Armando Holanda ,246 
22/03/2018 às 13h30

Ceinf Jasmim Imbraim Bacha
Rua : Jerónimo de Abulquerque , 2248
23/03/2018 ás 13h30

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024