Aguas marcço2
Vivi bolsas - março
(67) 99826-0686

Iphan recebe inscrições para visitação guiada na Esplanada Ferroviária da Capital

Instituto convida para imersão em um dos locais mais históricos de Mato Grosso do Sul

10 JAN 2017
Amanda Amaral, com assessoria
15h54min
Estação em pleno funcionamento. Foto: Arca

Como parte dos eventos do dia 13 de janeiro, que visam comemorar o aniversário de 80 anos da Instituição, a Superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Mato Grosso do Sul convida os interessados para participarem de uma visita guiada pela Esplanada Ferroviária de Campo Grande.

Durante a visita, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história do conjunto tombado e os valores que justificaram a sua patrimonialização, além de ser apresentado um breve panorama histórico sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento sócio econômico do Mato Grosso do Sul.

O complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), em Campo Grande, foi tombado pelo Iphan, em 2009. Importante para o desenvolvimento no Centro-Oeste brasileiro no início do século XX, o conjunto da EFNOB possui 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, erguidos em datas diferentes a partir da ampliação das atividades ferrovia e ainda mantém parte dos trilhos que não foram retirados da área urbana de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre os imóveis estão as residências, escritórios, oficinas, uma escola, a caixa d’água, e a estação construída a partir de 1914, com ampliações em 1924 e 1930. As casas para os operários, tanto as de 1930 quanto o conjunto da Rua dos Ferroviários, datadas de 1951, eram geminadas, sendo a maioria feita de madeira. Para os funcionários intermediários e graduados, as construções eram de alvenaria, em terreno único, e as residências destinadas aos de nível hierárquico mais alto tinham um melhor acabamento.

Ponto de encontro: Esquina da Orla Ferroviária com a Av. Mato Grosso.
Quando: Sexta feira, 13 de janeiro de 2017. 
Horário: das 9h00 às 10h30

Interessados em participar devem confirmar presença e enviar o nome completo até quinta-feira, 12 de janeiro, aos seguintes contatos:

E-mail: iphan-ms@iphan.gov.br ou telefone: (67) 3382-5921.

Veja também