TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cultura

Livro “Prisões, Violência e Sociedade” será lançado em julho

A publicação compõe o quadro de iniciativas desenvolvidas pelo Observatório da Violência e Sistema Prisional

21 junho 2017 - 10h25Por Agepen

Reflexão ampla sobre prisões, violência e sociedade nos debates contemporâneos é tema de um livro, organizado na forma de coletânea, que será lançado no dia 6 de julho, durante a Conferência Estadual: Execução Penal, Alternativas Penais e Justiça Restaurativa – Desafios e Proposições, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). A obra conta com a participação de seis servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A publicação compõe o quadro de iniciativas desenvolvidas pelo Observatório da Violência e Sistema Prisional, com o objetivo de proporcionar o debate e ampliar a visibilidade de temáticas ainda marginalizadas no país. A obra compila resultados de investigações acadêmicas, de pesquisadores (discentes e docentes) de programas de pós-graduação stricto sensu em instituições de prestígio no país.

Socióloga e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a servidora da Agepen Eli Narciso Torres é uma das organizadoras do livro e explica que a obra é composta por treze artigos, que compõem os eixos temáticos: poder e crime organizado; gênero, violência e prisão, e educação em espaços de privação de liberdade.

“Os temas tratados se articulam no contexto social, porém são abordados de forma independente”, destaca a servidora, que atua também como coordenadora do Observatório da Violência e Sistema Prisional e pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus/Unicamp).

Além da agente Eli, a obra conta, ainda, com a participação dos servidores da Agepen: Maria de Fátima de Souza Moreno; Mônica Dantas; Mônica Leimgruber; Leandra Salustiana e Renato Barbosa Queiroz. O livro foi elaborado em parceria com a pesquisadora Gesilane Maciel José, que é pedagoga e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/FCT), além de atuar como membro do Observatório da Violência e Sistema Prisional.

De acordo com as autoras, o trabalho observa os fenômenos sociais, prestigiando as diferentes dimensões da violência urbana ou de gênero, o sistema punitivo e suas “práticas educativas”, o crime organizado dentro e fora das prisões, a lei de drogas e, ainda, o sistema de justiça criminal. “Analisamos essas temáticas num contexto de profundas transformações em curso na sociedade”, pontua Eli.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, “é muito gratificante que agentes penitenciários contribuam em trabalhos científicos com seus conhecimentos e experiências, de maneira que possam auxiliar também, de forma técnica, em direcionamentos do sistema prisional, por meio de uma análise profunda como a obra se propõe”.

Despedida

Agente penitenciária em Mato Grosso do Sul há sete anos, Eli Narciso Torres considera o lançamento do livro como um momento único e reforça que é muito importante a participação dos colegas de profissão. “Temos uma carreira que, de forma geral, ainda é muito desprestigiada, por isso, ficamos felizes em colaborar para ampliar a visibilidade desta profissão necessária à integração social dos custodiados da justiça. Acreditamos que a participação do servidor da Agepen será muitíssimo importante para a identidade do grupo”, enfatiza a autora.

Eli destaca que o evento também servirá como uma despedida, já que foi nomeada para assumir vaga, por meio de concurso público, no Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “Conto com a participação de todos, para que possamos celebrar juntos todas estas conquistas”, finaliza.