Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Cultura

MIS exibe documentário 'Em busca de sentido' com visão otimista do futuro

O filme francês será apresentado às 19 horas e a entrada é franca

14 dezembro 2017 - 15h29Por FCMS

Em uma parceria com a Aliança Francesa, o Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta quinta-feira (14) uma sessão especial de exibição do documentário “Em busca de sentido”, dos diretores Marc de La Ménardière e Nathanaël Coste. O filme, que apresenta uma visão otimista sobre o mundo, será apresentado às 19 horas e a entrada é franca.  

Nem um filme ambiental, ou um filme de viagem, nem realmente ficcional ou documental. De acordo com a Aliança Francesa, este filme é um ‘road-movie’ de uma geração em busca de sabedoria e bom senso. Através das mensagens de ativistas, biólogos, filósofos ou guardiões de tradições antigas, Marc de Ménardière e Nathanaël Coste nos convidam a partilhar o seu questionamento, apresentando alternativas que já estão construindo o mundo de amanhã. Uma viagem que restaura a confiança na nossa capacidade de trazer a mudança em nós mesmos e na sociedade.

Filmado com poucos recursos, autoproduzido e auto distribuído pela associação Kamea Meah, o documentário nasceu graças à generosidade de cerca de 1.000 internautas numa campanha para levantar fundos na plataforma Touscoprod: eles confiaram e esperaram um ano antes de ver o filme terminado. Marc e Natanael também receberam ajuda espontânea de muitos músicos, tradutores, técnicos, designers gráficos e outros benfeitores que ajudaram a chegar ao fim desta aventura com uma qualidade muito profissional.

Depois de um lançamento nos cinemas janeiro, que não foi planejado inicialmente, ‘Em Busca de Sentido’ atraiu mais de 100 mil espectadores na França, Bélgica e Suíça. Este filme interessa tanto a geração ‘desiludida’, entre 25-35 anos que se identifica com a viagem de Marcos e Natanael, quanto aos aposentados e estudantes que buscam algum sentido.

A distribuição do filme se deu de forma colaborativa com o apoio de uma comunidade constituída de redes associativas, cidadãos engajados que organizaram cerca de 500 cine-intercâmbios desde janeiro. Estes encontros com o público oferecem um espaço de discussão livre em torno da transformação da sociedade e viagem interior de cada um. Estes são também grandes oportunidades para destacar as iniciativas locais para a transição ambiental e humana.

Confira o trailer clicando aqui.

Serviço: A exibição do documentário “Em busca de sentido” acontece nesta quinta (14), às 19 horas, no MIS, que fica no terceiro andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 – Centro. Outras informações pelos telefones 3316-9178 / 3316-9141.