Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cultura

MIS homenageia mestre do terror fantástico em exibições com entrada franca

Estarão em cartaz em Campo Grande longas baseados nas obras de Lovecraft

15 abril 2018 - 16h02Por FCMS

Com uma seleção especial de filmes que homenageiam um autor que deu novos traços ao gênero do terror, o Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta de 17 a 20 de abril (terça a sexta-feira) a mostra Lovecraft. Estarão em cartaz longas selecionados por Daniel Rockenbach inspirados no legado da literatura fantástica deste escritor americano. As exibições acontecem sempre às 19 horas, com entrada franca.

“H. P. Lovecraft eternizou seu nome na literatura fantástica com seu horror cósmico, suas criaturas inomináveis e seu Necronomicon. Tendo como referência o horror de Edgar Alan Poe e das revistas pulp do início do século XX, bem como sua paixão pela Astronomia, trouxe a seus leitores criaturas horrendas, ora vindas do espaço, ora de outras dimensões, seres cujo desprezo pela humanidade deixava clara a indiferença do cosmos à existência humana. Seja com Cthulhu e seu mito e lugares fantásticos como R’lyeh, Lovecraft influenciou autores como Stephen King e Neil Gaiman e marcou a obra de diretores como Sam Raimi e John Carpenter em filmes como Enigma de Outro Mundo, Príncipe das Sombas ou Uma noite alucinante”, explica o curador Daniel Rockenbach.

Programação

- Terça-feira (17/04) – Re-Animator

O médico Herbert West (Jeffrey Combs) acredita ter desenvolvido uma fórmula capaz de acabar com a morte, mas para levar sua pesquisa adiante precisa de mortos para testar sua fórmula, de preferência, cadáveres frescos! Apesar de não ser uma adaptação literal da novela Herbert West Re-Animator, o filme traz muitos elementos da obra de Lovecraft, como a Universidade de Miskatonic ou a cidade de Arkham. Uma das poucas novelas do autor e um raro momento em que ele se desvia do horror cósmico para fazer uma inusitada homenagem a Frankenstein, de Mary Sheley. Direção: Stuart Gordon, 1985, 1h44m, para maiores de 18 anos.

- Quarta-feira (18/04) – Do Além

epois da excepcional recepção do público e crítica a Re-Animator, Brian Yuzna e Stuart Gordon retomam a parceria para adaptar o breve conto ‘Do Além’, no qual Lovecraft coloca um narrador que acompanha a pesquisa de um cientista que visa acessar outra dimensão por meio de um ressonador, aparelho que além de permitir visualizarmos seres de outras dimensões, acaba estimulando a glândula pineal em humanos. O filme também conta com as estrelas de Re-Animator, Jeffrey Combs como o assistente e a musa Barbara Crampton como a psiquiatra que vai investigar o ocorrido. Direção: Stuart Gordon, 1986, 1h30m, para maiores de 18 anos.

- Quinta-feira (19/04) – À Beira da Loucura

O investigador John Trent (Sam Neil) é contratado para investigar o desaparecimento do famoso autor Sutter Cane (Jürgen Prochnow) após o término de seu último livro. À medida em que John vai se aprofundando no mistério, coincidências surreais começam a acontecer envolvendo os livros de Cane numa trama cheia de metalinguagem. O filme é uma grande homenagem de Carpenter a Lovecraft e Stephen King, com várias referências a elementos das obras de ambos. Direção: John Carpenter, 1994, 1h35m, para maiores de 18 anos.

- Sexta-feira (20/04) – Lovecraft: Medo do desconhecido

O documentário conta a vida de H.P.Lovecraft, sua infância problemática, os primeiros trabalhos, o relacionamento difícil com a mãe e percorre até o fim da vida do autor e seu reconhecimento póstumo. Guillermo del Toro, Neil Gaiman, John Carpenter e muitos outros participam dessa bela homenagem ao autor. Direção: Frank H. Woodward, 2008, 1h30m, livre.

Serviço

A Mostra Lovecraft acontece de 17 a 20 de abril (terça à sexta-feira), sempre às 19 horas. A entrada é franca. O MIS está no 3º andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro.