A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

10/01/2018 14:12

A+ A-

Palestra sobre 'Festival de Fotografia Tiradentes' acontece no MIS

No dia seguinte, terão encontros com autores locais no MARCO, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul

Levar ao público, através de exposições, palestras e mesas de discussão, nomes de indiscutível conhecimento teórico, técnico e artístico, nomes importantes da produção fotográfica. Este é o objetivo do Festival de Fotografia de Tiradentes.  A equipe do projeto Foto em Pauta estará nos dias 12 e 13 de Janeiro na capital onde será feita uma palestra aberta, gratuita, no dia 12 às 19h no Museu da Imagem e do Som (MS) e no dia seguinte terão encontros com autores locais no MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul.

O destaque da oitava edição do Festival, que acontecerá de 7 a 11 de Março de 2018 no Centro Cultural Yves Alves em Tiradentes, Minas Gerais, será uma mostra sobre a fotografia produzida na região Centro-Oeste. Participam da equipe que estará em Campo Grande, o idealizador e curador geral do Festival, Eugênio Sávio, os artistas João Castilho e Pedro David, que serão também curadores da exposição e o fotógrafo documentarista e diretor de vídeo Bruno Magalhães, do coletivo Nitro Imagens, que documentará a viagem e auxiliará na curadoria.

Sobre o Festival

Desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho.

Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, além de ministrar palestras e workshops. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio do Itaú e o apoio do Itaú Cultural, SESI Minas e UFMG.

Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 558 fotógrafos em 64 exposições, além de lançar 91 livros de fotógrafos e realizar 97 palestras e 106 cursos e workshops. Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. E os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que já recebeu 563 autores inscritos para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias e livros recebidos de todos os lados do Brasil.

Serviço: A palestra sobre o 8º Festival de Fotografia de Tiradentes acontece no MIS no próximo dia 12/01 às 19h. O MIS está localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, no 3º andar. Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas pelas redes sociais; Facebook: www.facebook.com/fotoempauta/, Flickr: www.flickr.com/photos/fotoempauta/, Twitter: www.twitter.com/fotoempauta/ Youtube: www.youtube.com/user/fotoempauta

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias