A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

05/04/2018 18:03

A+ A-

Para enriquecer o brincar, educadores aprendem cantigas, jogos e confecção de brinquedos

Oficina do Projeto Brincantes apresenta universo lúdico infantil como ferramenta pedagógica

O Projeto Brincantes, contemplado pelo FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), apresenta entre suas atividades oficinas que instruem formas pedagógicas a educadores e professores de crianças em Campo Grande. Desde março e até maio, essas atividades são compartilhadas pela arte educadora Ramona Rodrigues.

As oficinas de Criação e Confecção de Brinquedos e Bonecos e Brincadeiras Tradicionais, Cantigas de roda e Jogos Populares, são para professores e arte educadores se tornarem multiplicadores das mesmas, como explica Ramona.

“Se cada professor investir cinco minutos para fazer uma brincadeira, suas aulas com certeza serão mais produtivas e estimulantes, pois a pessoa seja criança ou adulto quando brinca desenvolve suas habilidades corporais e mentais, sem contar que ficam felizes e disponíveis para assimilar melhor qualquer que seja o conteúdo”, completa.

Brincadeiras tradicionais, cantigas de roda e jogos populares

 (Foto: Gigio Neves)

As atividades são realizadas desde 25 de março, e seguem nos dias 8 e 22 de abril e 13 e 27 de maio, com brincadeiras tradicionais, cantigas de roda e jogos populares, na Praça Ary Coelho. São apresentados exercícios de desinibição, liberação, sensibilização, aquecimento vocal e corporal, brincadeiras tradicionais, brincadeiras cantadas, jogos populares e contação de histórias.

Criação e confecção de brinquedos

O conteúdo programático se divide entre a criação de brinquedos, como o barangandão arco-íris, bilboquê, vai e vem, corrupio, pé de lata e peças para brincadeira escravos de jó. Também, ensina a criar bonecos, de jornal, com garrafa pet, dedoches de diversos materiais e bonecas Abayomi.

A oficina começou no dia 3 de abril, e continua nesta quinta-feira (5), mais os dias 10 e 12, 17 e 19, 24 e 26. Em maio, acontecem nos dias 3 e 8. Os horários são sempre entre 18h e 22h, no Atelier Ramona Rodrigues.

Ramona Rodrigues

Há mais de 30 anos, Ramona realiza oficinas de teatro e arte para crianças, arte educadores e professores. Iniciou o Projeto Brincantes em 2013, reunindo pessoas para pesquisar e praticar as brincadeiras tradicionais, jogos populares, cantigas de roda e confecção de brinquedos artesanais.

Domingos nas praças

Além das oficinas, são realizados os dias de brincadeiras tradicionais, para toda comunidade. Não é preciso se inscrever, no local os brincantes do projeto estarão preparados com materiais como cordas, petecas, elásticos, bambolês, pés-de-lata e vários outros brinquedos artesanais.

(Foto: Gigio Neves)

Os eventos acontecem também em outros domingos e em locais alternados da cidade, entre eles a Praça do Peixe e o Parque Horto Florestal. A próxima edição é neste domingo (8), na Praça Bolívia, entre 9h e 12.

Mais informações pelo blog http://atelieramonarodrigues.blogspot.com.br ou pelo telefone (67) 99903-3550. Acesse o evento no Facebook, clicando aqui.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024