A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cultura

13/07/2018 12:02

A+ A-

Projeto da UEMS cria grupos de leitores em salão de beleza

No próximo encontro, que acontece no dia 29 de julho, será debatido o livro As Cônicas de Nárnia, obra de C.S. Lewis

Rodeadas por cosméticos em um salão beleza, as mulheres conversam sobre os mais variados assuntos, inclusive livros. E foi de um bate-papo sobre obras literárias que surgiu a ideia de criar um clube do livro, desenvolvido pela dona do salão e acadêmica do segundo ano do curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande. Lana de Medeiros conta que ao sentir que as mulheres que frequentavam seu salão gostavam de discutir sobre os livros que tinham lido, ela teve a iniciativa de convidá-las para o clube do livro e assim incentivar ainda mais a leitura.

O sucesso foi tão grande, que o clube se tornou o Projeto de Extensão Literatura para Todos e Lana foi convidada a realizar os encontros, uma vez por mês, em uma livraria de Campo Grande. “No bate papo com as clientes, ficou decidido montar um grupo de leitura, com reunião mensal. A cada encontro, é escolhido um livro que serve de base para estudos, tanto da obra como do autor. Cada encontro trocamos experiências que estreitam os laços de amizade e do negócio também”, conta Lana.

Nos encontros do salão de beleza, são oito clientes fixas, que participam do clube. Os livros são escolhidos por elas, que também fazem pesquisa sobre o autor e o contexto de produção da obra. Já no encontro da Livraria, a participação é estendida para homens e mulheres. “No salão, optei por manter somente mulheres, para que elas fiquem mais à vontade. Conversamos, tomamos café, tudo com a intenção de incentivar a leitura”, explica Lana.

Na livraria, com mais participantes, já foram discutidas obras de Shakespeare e Gabriel Garcia Marquez. Esses encontros contam com a participação de professores da UEMS, que falam sobre os autores e suas demais obras. O próximo encontro da livraria, que acontece no dia 29 de julho, e será debatido o livro As Cônicas de Nárnia, obra de C.S. Lewis. O professor convidado será Nataniel Gomes dos Santos (UEMS), o maior conhecedor do autor no Brasil.

Com o projeto Literatura para Todos, Lana também foi convidada para falar de Literatura para mulheres de um condomínio de luxo em Campo Grande. “A minha intenção é essa mesmo: levar literatura para todos os lugares, salão de beleza, padaria, escolas, hospitais, creches, instituições, sempre adequando o tema ao público, incentivando todos a despertar para o mundo das letras”, afirma Lana Medeiros.

Serviço

Projeto Literatura para Todos

Dia: 28/07/2018

Hora: 16h

Local: Livraria Leitura – Shopping Campo Grande

Livro: As Cônicas de Nárnia, C. S. Lewis

Convidado:  Professor Nataniel Gomes dos Santos (UEMS)

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024