Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cultura

Projeto leva MPB e música erudita a crianças de escolas públicas de Campo Grande

Recitais são sempre instrumentais e participam acadêmicos de todos os semestres que tocam instrumentos variados

19 abril 2017 - 18h16Por UFMS

Por meio de uma parceria entre o curso de Música da UFMS e o Museu da Imagem e do Som (MIS) acadêmicos e professores da Universidade se apresentam a alunos de escolas públicas de Campo Grande. Os encontros acontecem sempre nas primeiras sextas-feiras do mês, em um local por natureza já encantador para as crianças, o MIS.

O professor da UFMS Pieter Rahmeier explica que o objetivo do projeto intitulado “Os sons do Museu” é justamente difundir a Música Popular Brasileira e também a música erudita, bem como a prática instrumental. “Temos ainda poucos espaços e salas de concerto em Campo Grande por isso vimos na parceria uma oportunidade não só de transmitir um pouco de conhecimento musical para as crianças, mas também de proporcionar experiência didática e prática aos acadêmicos da UFMS”, afirma.

O projeto é executado desde 2016 e já levou diversas apresentações a crianças de várias escolas municipais e estaduais da Capital. Os recitais são sempre instrumentais e participam acadêmicos de todos os semestres que tocam instrumentos variados como violino, flauta e violão, entre outros. “No ano passado conseguimos trazer uma orquestra de violões, mas as apresentações são também variadas, conforme a disponibilidade dos acadêmicos e professores do curso para virem”, explica.

Pieter conta que quem já se apresentou para este público sempre quer voltar: “não posso falar em nome dos alunos das escolas, mas em nome dos acadêmicos vejo que o projeto tem sido um sucesso. Os músicos encontram um público atento, interessado e também espontâneo, logo querem voltar para interagir com os alunos e praticar ainda mais os instrumentos que estudam”, pontua.

Recital de abril

Na primeira sexta-feira de abril (7) os alunos contemplados com o projeto foram do 5º ano da escola municipal Major Aviador Y Juca Pirama de Almeida. No auditório de cinema do MIS a vontade de eternizar o momento foi tanta que, além dos olhares e ouvidos atentos, o que mais se viu foram mãozinhas segurando celulares e câmeras fotográficas registrando cada movimento do músico, o professor Pieter Rahmeier.

João Vitor disse que gostou muito de sair da escola para a atividade. “Achei bem legal fazer coisas diferentes do que fazemos no dia a dia. Gostei muito de conhecer o Museu e também de ouvir essas músicas”, disse. Para Yannarah Raphaela a música foi novidade. “Amei! Nunca tinha ouvido músicas assim”, declarou. Já Niccole Gonçalves Rosa ficou atenta às  transições do músico. “Eu gostei do jeito que ele fez a música um pouco triste e depois um pouco mais feliz, achei bem legal”, observou.

O projeto ”Os sons do Museu” terá continuidade ao longo de 2017 e as escolas que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com o MIS pelo telefone (67) 3316-9178. O MIS está localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 no terceiro andar.