Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Cultura

Projeto Plataforme-se lança plataforma virtual e exibe videodanças

As atividades acontecem no Centro Cultural BRAVA

19 julho 2017 - 10h37Por Reconta Conteúdo

Nos dias 20 e 21 de julho, a partir das 19h30, o projeto Plataforme-se lança a primeira plataforma virtual de Mato Grosso do Sul voltada para iniciativas em dança que tenham como tema a relação entre corpo, câmera e cidade; um site no qual artistas, produtores, entre outros, poderão dialogar e propor desdobramentos, conexões, novas criações a partir do eixo temático entre a dança e o audiovisual.

Além do lançamento, nestes dois dias também serão exibidas videodanças sobre o espetáculo-intervenção ‘Deriva’, apresentado recentemente em espaços públicos da capital. As atividades acontecem no Centro Cultural BRAVA, localizado na avenida Calógeras, 3100. A entrada é gratuita.

De acordo com Ralfer Campagna, idealizador do projeto e artista sul-mato-grossense, o programa Plataforme-se é um espaço de criação, experimentação, armazenamento e difusão entre a dança e o audiovisual pelos diversos processos de relação entre o mover-se do corpo, o cotidiano da cidade e o olhar da câmera: “Por meio da plataforma virtual queremos incentivar que outros artistas criem projetos que façam essas conexões; provocá-los a também inserirem seus trabalhos neste local e fomentar o debate sobre estes temas”.

Junto ao lançamento da plataforma, serão exibidas as videodanças que foram criadas pela Vaca Azul e pela Cravo Filmes a partir do espetáculo-intervenção ‘Deriva’. Os materiais serão exibidos em formato de videoinstalação, em diferentes pontos do Centro Cultural BRAVA.

“A construção das videodanças partiu da relação/tema proposto pelo projeto e da vontade de construir percepções por meio de um dispositivo que te possibilita novos olhares, seja ele uma câmera profissional ou até mesmo a tela de um celular, gerando três criações com perspectivas e modos de fazer diferentes. E quanto a videoinstalação, além das videodanças, outros materiais produzidos dentro do período do projeto também serão expostos nas exibições”, finaliza Ralfer.

Serviço: o lançamento da plataforma virtual e as exibições das videodanças de ‘Deriva’ acontecem nos dias 20 e 21 de julho, às 19h30, no Centro Cultural BRAVA, localizado na avenida Calógeras, 3100. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (67) 9 9238-2829, pelo site www.plataformese.com.br e pela fanpage www.facebook.com/plataformese/?fref=ts.

Ficha técnica

Concepção e Direção: Ralfer Campagna

Intérpretes-criadores: Jackeline Mourão e Ralfer Campagna

Orientação e contribuição coreográfica no processo de criação: Vanilton Lakka

Figurino: Ralfer Campagna e Herbert Corrêa

Texto: Maíra Espíndola

Fotografia e Vídeo: Cravo Filmes (Franciella Cavalheri)
Videodanças: Cravo Filmes e Vaca Azul

Projeto gráfico e assessoria na criação do site: Polca Branding

Assessoria de Imprensa: Reconta

Realização

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015

Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2016

Produção

Arado Cultural (Marcos Mattos)

Assistentes de Produção: Maura Menezes e Reginaldo Borges